Novo álbum de Mateus Aleluia é resultado do projeto “Nações do Candomblé”
“Afrocanto das Nações – Jêje” traz referências da pesquisa musical pan-africana feita pelo cantor no Benin e no Brasil
Na última semana, o cantor Mateus Aleluia lançou seu novo álbum intitulado “Afrocanto das Nações – Jêje”. O trabalho faz parte do projeto “Nações do Candomblé”, idealizado pelo cantor em parceria com Tenille Bezerra, que assina a direção artística.
O novo disco é resultado pesquisas realizadas por Mateus Aleluia no no âmbito da ancestralidade ritualística musical pan-africana. O projeto surgiu do desejo de registrar e reatar a herança afro musical brasileira com o continente africano, aproximando os toques e cantos praticados aqui no Brasil com os toques e cantos dos Orixás, Nkises e Voduns em suas terras de origem.
Paralelo ao lançamento do álbum, também foi lançado um museu virtual que leva o nome “Nações do Candomblé” e que mostra o percurso da pesquisa.
“Abrindo a bússola às compreensões que vão além do poder das fronteiras, navegamos por mares antigos com olhos de nascente. Nessa primeira edição miramos o Benin, Cachoeira e Salvador para registrar e conhecer os cantos para os Voduns, divindades da nação de candomblé conhecida como Jêje aqui no Brasil”, conta Tenille Bezerra.