Depois de ter seu carro roubado, estivador é preso acusado de roubo injustamente

Preso durante 20 dias, Alberto Meyrelles de Santa Anna Júnior foi “reconhecido” através de uma foto 3×4

Solto na noite de segunda-feira (6), o estivador de navios Alberto Meyrelles de Santa Anna Júnior, um homem negro de 39 anos, passou 20 dias preso, acusado de ter participado de um assalto realizado com seu próprio carro. A prova utilizada contra ele foi uma foto 3×4 de um documento que estava dentro do carro, que havia sido roubado no mesmo dia em que o assalto foi cometido.

Meyrelles teve o habeas corpus cedido no domingo (5) e deveria ter sido liberado do presídio de Benfica, na Zona Norte do Rio, às 7h da manhã da segunda-feira, o que não aconteceu. Cerca de 20 familiares, entre amigos e familiares, passaram o dia esperando a saída do estivador, que só foi solto por volta das 23h.

De acordo com os advogados do estivador, o sistema do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que faz a assinatura eletrônica para a realização do alvará de soltura, passou o dia todo fora do ar, o que dificultou a emissão do documento.

Em entrevista para o UOL, a esposa de Meyelles, Karine Garcia, que está grávida de 4 meses, disse que eles já tinham ido embora da porta do presídio quando o marido ligou avisando que o alvará havia chegado. “Quando foi 23h06, meu marido me ligou, depois que a gente já tinha saído lá da porta do presídio, e falou ‘meu alvará de soltura chegou, alguém vem me buscar aqui pelo amor de Deus”, afirmou.

Agora, Alberto Meyrelles de Santa Anna Júnior deve responder ao processo em liberdade. Ao conceder o habeas corpus, a desembargadora Katia Jangutta apontou falhas no processo, destacando que Alberto Meyrelles trabalha desde 2002 exercendo atividade lícita e tem família constituída.

Meyrelles não tem antecedentes criminais e teve a prisão decretada pela 1ª Vara Criminal de Bangu com base em uma denúncia realizada pelo Ministério Público em outubro de 2020. A denúncia afirma que ele participou de um assalto à mão armada em Bangu no dia 13 de abril de 2019.

O reconhecimento fotográfico através da CNH do acusado foi a única prova utilizada para reconhecimento. Alberto havia perdido o documento na mesma data e mesmo bairro quando sofreu o assalto. O boletim de ocorrência do carro de Meyrelles foi registrado por ele dois dias após o furto do veículo e dos documentos.

A vítima do assalto havia descrito o assaltante como uma pessoa “de cor negra, altura aproximada de 1,70m, cerca de 25 a 30 anos, gordo, sem barba, cabelo crespo”. Meyrelles tem 1,80m e 39 anos. A prisão de Meyrelles aconteceu em 17 de novembro de 2021 por policiais à paisana.

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?