Artistas se manifestam contra demissão de Rubem Confete pela EBC
Há 42 anos na EBC, Rubem Confete recebeu a notícia de seu desligamento pelo telefone
Artistas se manifestam contra demissão de Rubem Confete pela EBC que ocorreu na semana passada. A notícia foi veiculada pelo colunista Ancelmo Gois, do O Globo.
Com 42 anos de carreira na empresa de comunicação do governo federal, Rubem Confete é uma dos baluartes do samba e faz parte de uma geração de grandes compositores, entre eles Pixinguinha, Jamelão, Cartola, Xangô da Mangueira, João Donato e outros nomes que fizeram a história da música brasileira.
O programa que Rubem Confete apresentava na EBC, o ‘Ponto do Samba’ era considerado resistência para o gênero, já que falava sobre a história de grandes sambistas e abria espaço para novos artistas.
Em um post nas redes sociais, a cantora Teresa Cristina protestou: “Demitir por telefone uma pessoa tão importante para a cultura negra é de uma covardia sem tamanho! São 42 anos de trabalho na Nacional/EBC. Viva Rubem Confete! Salve nosso griô!”, escreveu a sambista.
O Sindicado dos Jornalistas do Rio de Janeiro também publicou uma nota de repúdio pela demissão do Griô: “A demissão de Confete e de cerca de mais 100 jornalistas e radialistas da EBC que completaram ou estão prestes a completar 75 anos é mais um passo em direção aos desmonte dos veículos públicos e uma face cruel do pacote de maldades implementados pelo governo federal”, dizia um trecho da nota.