Invenções africanas que mudaram o mundo
Por: Carlos Machado/GyasiKweisi
Até que os leões contem a sua história, os contos de caça sempre glorificarão o caçador.” Chinua Achebe (1930-2013)
MATEMÁTICA
A invenção da Matemática tem sua origem na pré-história africana. O mais antigo objeto matemático conhecido é o Osso de Lebombo e foi descoberto nas montanhas de Lebombo da Suazilândia e datado com aproximadamente 35000 a.C. Muitos dos conceitos de Matemática que são aprendidos na escola hoje também foram desenvolvidos na África. Há mais de 5.000 anos, os egípcios antigos escreveram livros didáticos sobre Matemática que incluiu divisão e multiplicação de frações e fórmulas geométricas para calcular a área e volume de formas.
MEDICINA
Muitos tratamentos utilizados hoje em medicina moderna foram empregados pela primeira vez na África milênios
atrás. O papiro de Edwin Smith é um texto sobre cirurgia e detalhes de observações anatômicas e exame, diagnóstico, tratamento e prognóstico de numerosas doenças. Foi provavelmente escrito por volta de 1600 a.C., mas é considerado uma cópia de vários textos anteriores. As informações médicas datam de 3000 a.C. Procedimentos médicos realizados na África antiga, antes de serem realizados na Europa, incluem a vacinação, autópsia, tração do membro, reconstituição de ossos quebrados, cirurgia cerebral, enxerto de pele, enchimento de cavidades dentárias, instalação de dentes falsos, o que atualmente é conhecido como cesariana, anestesia e cauterização dos tecidos.
LINGUAGEM
O uso de estimativas apoiadas por evidências genéticas, arqueológicas, paleontológicas e outras, sugere que a língua provavelmente surgiu em algum lugar da África subsaariana durante a Idade da Pedra, daí as primeiras palavras de humanos foram faladas por africanos.
ARQUITETURA E ENGENHARIA
O império africano do Egito desenvolveu uma vasta gama de estruturas diversas e grandes monumentos arquitetônicos ao longo do Nilo, entre os maiores e mais famosos nos quais estão a Grande Pirâmide e a Grande Esfinge de Gizé. As pirâmides da Núbia (atual Sudão) foram construídas em três locais principais El Kurru, Nuri e Méroe. O Sudão tem mais pirâmides do que o Egito com 223 pirâmides. Elas eram menores do que as pirâmides egípcias. No século 12 existiam centenas de grandes cidades no Zimbábue e Moçambique feitas de complexos de pedra maciça e enormes castelos. No século 13, o império do Mali ostentava cidades impressionantes, incluindo Timbuctu, com grandes palácios, mesquitas e universidades.
Carlos Machado/ Gyasi Kweisi
Historiador e Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo Professor da SME-PMSP, Autor do livro Ciência, Tecnologia e Inovação Africana e Afrodescendente. É ex-bolsista da Ford Foundation (USA), articulista e palestrante.
_________________________________________________
Saiba mais: https://educacaointegral.org.br/reportagens/9-invencoes-de-paises-africanos-para-abordar-em-sala-aula/