‘Saudosa Maloca’, o filme
Homônimo de uma das músicas mais famosas de Adoniran Barbosa, compositor e sambista brasileiro. O cantor e ator, Paulo Miklos é o protagonista do longa metragem, que narra a o garçom de um bar, Cícero vivido por Sidney Santiago Kuanza, as histórias de uma São Paulo que não existe mais. A trama é costurada sobre a música, na qual ele relembra os momentos que viveu ao lado de seus amigos Mato Grosso (Gero Camilo) e Joca (Gustavo Machado) e Iracema (Leilah Moreno) que era a paixão da vida deles.
O trio sobrevivia do samba no bairro do Bixiga, até que o progresso chega à metrópole e as transformações vão acabando com o bairro, inclusive sua maloca. O filme faz uma crítica social a São Paulo, através da canção do ano de 1951. A direção do filme é de Pedro Serrano, produzido pela Pink Flamengo Filmes, distribuído pela Elo Studios e estreou agora em março. Destaque para a produção executiva de Renata Martins e Giovana Amano, na fotografia Lito Mendes da Rocha e na direção de arte Claudia Terçarolli.
“Se o sinhô não está lembrado/ Dá licença de contar/ Que aqui onde agora está/ Esse adifício arto/ Era uma casa velha/ Um palacete abandonado”, juntada a essa letra e outras canções de Adoniran, a produção retrata essa amizade e as dificuldades que passaram juntos. Ele já ao longo dos seus 72 anos, carrega uma nostalgia tocante e bem humorada.
Por Sabrina Andrea @sabrandrea
Foto/Divulgação: @saudosamaloca_filme