Que bola de ouro é essa?

Vini Jr. bateu na trave!

“Filho, por você ser preto você tem de ser duas vezes melhor”. Aí, passados alguns anos, eu pensei: “como fazer duas vezes melhor? Se você está pelo menos 100 vezes atrasado pela escravidão, pela história, pelo preconceito, pelos traumas, pelas psicose. Por tudo o que aconteceu, duas vezes melhor como?”

A letra acima é dos Racionais e a Ludmilla postou mais cedo.

“Não basta ser o melhor, tem que ser duas vezes melhor.”

Eu acrescentaria que só não pode ser melhor que eles. E, nesse caso, tampouco se deve fazer do futebol um campo para política.

Anos de trabalho, jogando em altíssimo nível. A nossa torcida era toda pra você, Vini Jr., mas o resultado foi frustração, raiva, injustiça. Deram o título para um ilustre desconhecido, jogador caro”. Triste sim, mas eu nem me surpreendo mais.

A pergunta que não quer calar é: Qual a desculpa dessa vez? Quem tem coragem de falar que é mi-mi-mi? Cadê a turma da meritocracia para falar que o guri de São Gonçalo não se esforçou o suficiente? Eles, os racistas, a turma do “sempre foi assim”, do “mi-mi-mi”,  não se segura, tem raiva, inveja.

Como é que um pretinho, favelado, vai apontar o dedo na nossa cara?

Racista? A gente? Nunca. Temos até jogador preto aqui no clube. Mas não se atreva a chegar aqui, na Espanha, e falar o que não queremos ouvir! Não depois de todo dinheiro que a gente te deu. Não seja ingrato.

Djonga falou: Fogo nos racistas! E você botou foco dentro e fora de campo, Vini Jr.! Mandou, pela primeira vez na história da Espanha, torcedores racistas pra cadeia. E é, no mínimo, inocência da nossa parte querer ser reconhecido por nossos algozes ou por quem a gente incomoda. E para quê? Por fama, dinheiro, ego, vaidade? Quem precisa do reconhecimento do colonizador? De quem não viveu nossa história, que não conhece nossa dor, nem divide das mesmas crenças? Afinal, onde já se viu, questionar o “status quo”, os homens de gravata? Melhor seria deixar tudo como era, não? Mais que ganhar a bola de ouro, eu quero nosso ouro de volta. Quero que a gente seja livre. Porque, desde cedo, a gente aprende que deve se comportar, ser bom aluno, tirar nota 10, não chamar a atenção nem fazer movimentos bruscos, obedecer ao patrão, ser o melhor.

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?