Justiça feita – FIFA elege Vini Jr, o melhor do mundo

“Era tão distante que parecia impossível chegar até aqui”. Assim o jogador de futebol Vini Jr, do Real Madri, um jovem negro, nascido num bairro pobre do Rio de Janeiro (São Gonçalo), reagiu ao saber que havia sido escolhido pela FIFA, (Fifa the best 2024) como o melhor jogador de futebol do mundo, na temporada. 

Portanto, essa era uma indicação mais do que esperada e merecida, era ansiosamente desejada por todos aqueles que amam o futebol, principalmente após a enorme polêmica causada quando da premiação do Bola de Ouro 2024, da France Football. 

Do ponto de vista esportivo, nunca houve a menor dúvida sobre a qualidade excepcional do futebol exibido pelo atleta. Portanto, o merecimento ao prêmio não estava em discussão. Afinal, ele é, hoje, disparadamente, o melhor jogador de futebol em atuação no mundo.

O que vimos na premiação anterior foi a punição a um atleta pelo fato dele ter exercido o direito de se defender de crimes racistas, considerados por todos os organismos internacionais, como de lesa humanidade. 

O que deixou o mundo perplexo e indignado na exclusão do jogador, é que ficou claro e evidente que as razões que levaram a sua exclusão, não eram do âmbito esportivo, mas sim por conta da postura firme e intransigente que o jogador tem tido no combate ao racismo, particularmente no futebol. 

Mais que isso, a punição a Vini, era a negação do direito àdefesa a alguém que é vítima de um crime. Era a vitória do cinismo dos racistas de plantão, diante da verdade nua e crua que aparecia nas imagens das agressões racistas ao jogadores negros. 

Era a negação da cidadania. 

Daí que, podemos afirmar, sem medo de errar, que Vini Jr não é apenas o melhor jogador de futebol do mundo, no momento. Ele é também, o maior ativista antirracista no mundo dos esportes. 

E o seu ativismo, coragem e atitude firme no combate ao racismo, tem causado enormes constrangimentos, não apenas aos racistas dentro e fora dos estádios, mas principalmente aos cartolas do futebol, empresários e até mesmo as autoridades governamentais do continente europeu. 

E sua luta não tem sido em vão. 

Por meio dos seus pronunciamentos, com seu jeito destemido, denunciando o racismo latente no futebol europeu e do qual tem sido uma das grandes vítimas, Vini, não só chamou a atenção do mundo a esse crime que estava sendo naturalizado. Obrigou os dirigentes do futebol europeu e até mesmo o judiciário desses países, a se posicionarem, bem como punir os autores dos crimesracistas. 

E Vini, continua nos emocionando: Estou fazendo por muitas crianças que acham impossível, mas que podem chegar até aqui.”

Essa afirmação é absolutamente verdadeira. O papel que Vini Jr possui hoje para a juventude, em particular a juventude negra, está para além do encantamento dos seus dribles e gols maravilhosos. É exemplar.

Parabéns Vini Jr. pelo prêmio! Parabéns Vini Jr. Por sua coragem! Parabéns Vini Jr. Por nos premiar com seu talento e resiliência. A justiça foi feita. 

Toca a zabumba que a terra é nossa!

Comentários

Comentários

About Author /

Mestre em Cultura e Sociedade pela Ufba. Ex-presidente da Fundação Palmares, atualmente é presidente da Fundação Pedro Calmon - Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?