Elas estão fazendo história


Saiu na Raça 215

Três mulheres negras, comunicólogas, que têm como objetivo “hacker” tecnologias e redes digitais para incluir mulheres negras empreendedoras no processo de empoderamento digital. Essas são as amigas Leila Evelyn, Thaís Borges e Alyne Cristine, comandantes do Preta Comprando de Preta, um espaço de vendas, compras e trocas de experiências entre mulheres negras.

Atualmente promovendo o empreendedorismo e empoderamento econômico de 12 mil mulheres negras de idades, orientações sexuais e estados civis diversos, que se declaram em situação fina ceira razoável, as administradoras criaram o programa #ElaFazHistória, no Facebook.

“O programa é voltado para mulheres que empreendem, dispostas a proporcionar troca e conhecimento sobre comunicação digital para desenvolvimento profissional. A ideia é promover encontros, capacitações, cursos e outras opções, a fim de derrubar barreiras e facilitar a rotina dessas mulheres que já trabalham com bastante garra e tiram o sustento de maneira autônoma”, dizem as organizadoras.

A população preta segue com maior dificuldade de acesso aos investimentos e ferramentas de capacitação acessados por empreendedores brancos. Mesmo o que é considerado básico para muitos, segue inacessível “da ponte pra cá”. Entre os empreendedores negros brasileiros, apenas 23% se consideram aptos a trabalhar com digital e se enquadram no perfil “muito digital”. Mais da metade, no entanto, enquadra-se no perfil “pouco digital”. As ferramentas mais utilizadas pelos empreendedores negros em seus negócios são o WhatsApp, utilizado por 64% deles; Facebook utilizado por 24%; e Instagram, utilizado por 5%. Além disso, mulheres negras tendem a ser menos familiarizadas com ferramentas digitais do que homens negros. (Meio e Mensagem, 2018)

“Atualmente, as mídias digitais possibilitam fomentar ações de interesse da população negra e periférica, e mais do que isso, criar um ambiente saudável onde ela possa se sentir acolhida e representada, para gerar um ciclo capaz de hackear o sistema.”

CONHEÇA CADA PRETA

Alyne Passos, 24 anos, formada em Jornalismo pela Fapcom, trabalha na área de Planejamento na agência de publicidade Ogilvy Brasil. Possui familiaridade com segmentos de beleza, higiene, tecnologia e saúde. Passou por empresas como a Editora Alto Astral e a agência global Weber Shandwick.

Leila Evelyn, 24 anos, com formação em Relações Públicas, pela Fapcom. Atualmente como Analista Sênior de Conteúdo pela Accenture Interactive, já passou pela SunsetDDB e pelo Museu de Arte de São Paulo – MASP. Muito engajada em causas diversas, divide a rotina como produtora cultural e de conteúdo.

Thaís Borges, 27 anos, tem formação em Jornalismo pela Fapcom e Analista, passou pelo Sesc SP, onde despertou a paixão pela cultura e arte. Teve experiência como Redatora Publicitária e Editora de Conteúdo em Conteúdo Digital na Ogilvy/ Nestlé. Hoje é Analista Sênior de Relações Públicas – Especialista em conteúdo e eventos, na 99.

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?