“Bantus” revela a África sem estereótipos
Saiu na Raça 223
O acesso mais fácil a informação e o constante trânsito de pessoas pelo mundo não foram capazes de romper com os estereótipos e preconceitos que o olhar estrangeiro ainda hoje observa o continente africano. Muito além das notícias sobre fome, pobreza e violência que, na prática, acometem o mundo todo de maneira geral, a Africa é, por maior que seja a resistência de um determinado grupo de pessoas, um celeiro vanguardista nos mais variados campos do conhecimento. Nas artes e na cultura não é diferente. Prova disso é a série de entrevistas “BANTUS”, que estreiou no dia 04 de fevereiro, no canal de Youtube da Mood Hunter, estúdio de conteúdo criativo que ao lado do ator angolano Adilson Garcia, são responsáveis pela produção da série constituído de seis episódios.
O dia do lançamento da série é uma data significativa para Angola, pois marca os 60 anos da guerra pela independência do país. Com apresentação de Adilson Garcia, “BANTUS” mostra a força contemporânea da produção artística africana. Garcia conversa com artistas e personalidades de todo o continente africano na busca de descobrir qual é, e como é a Africa que eles querem mostrar para o mundo: a Africa hoje.
“Essa troca de diferentes olhares e culturas resulta num programa que fala da Africa, mas que discute questões universais, que vão desde o papel da mulher na sociedade, ou os fantasmas que assombram os países colonizados até o desejo comum de artistas do mundo todo de chegar em Hollywood”, afirma Garcia.
Bantus é uma produção feita em plena pandemia do Coronavírus e tem a colaboração de profissionais do audiovisual de três países diferentes, Brasil, Colômbia e Angola que são justamente os países onde a Mood Hunter está presente. Rafael Barioni (Mood Hunter Brasil) e Adilson Garcia (Mood Hunter Angola) idealizaram o conteúdo. Essa é a primeira produção original do Creative Studio, que produz conteúdo para diferentes players: Disney, Sony Pictures, Warner Media, Facebook, History Channel e NBCUniversal.
O Brasil foi o país que por mais tempo e em maior quantidade recebeu africanos escravizados. Até o final do século XVII, três quartos dos africanos que aqui chegavam para o trabalho escravo vinham da região Congo-Angola. Pertenciam ao chamado mundo Banto e a eles devemos muito do que somos e do que sabemos. Bantus é, portanto, uma palavra que busca aproximar povos irmãos, mas geograficamente separados.
Adilson Garcia começou na publicidade, atuou em produções africanas de ficção. Como jornalista e apresentador, esteve à frente, na Tv Zimbo, dos Programas “Panorama” e “Repórter Zimbo* (Vencedor do prêmio Maboque 2014 De jornalismo). É fundador dos projetos Marcas e Comunicação e Marcas e Negócios, voltados para a gestão e o empreendedorismo.
Rafael Barioni é criador das séries: Cinelab Aprendiz (Syfyl Universal Tv); Na Corrida (History Channel) e Missão Axn (Axn). Já dirigiu mais de 100 episódios de diferentes séries para televisão e campanhas premiadas para grandes marcas.