Revista Raça Brasil

Compartilhe

Pele negra exige mais cuidado, não menos: os mitos e verdades com a médica Monalisa Nunes

Dra. Monalisa Nunes fala sobre as especificidades da pele negra, os principais desafios e o que realmente importa no skincare

A pele é o maior órgão do corpo humano — mas nem sempre é tratada com a devida atenção quando o assunto é saúde, especialmente quando falamos de pele negra. Para desmistificar ideias equivocadas e reforçar cuidados essenciais, conversamos com a médica Monalisa Nunes, referência nacional em dermatologia e fundadora da Derma Vegan, a primeira clínica dermatológica e estética vegana e natural do Brasil.

Desde 2014, ela se dedica a compartilhar conteúdos educativos sobre beleza natural e cuidados conscientes com a pele, além de ministrar o primeiro curso de dermatologia vegana para médicos dermatologistas do país.

Pele negra: quais são as principais características?

“A pele negra tem sim particularidades em relação à branca, principalmente na produção de melanina e colágeno”, explica Monalisa. Segundo ela, a melanina é produzida em maior quantidade e armazenada em estruturas maiores, o que torna a pele mais escura e mais suscetível a manchas, principalmente após traumas como acne, cortes ou irritações.

“É uma pele que mancha com mais facilidade e, por isso, requer proteção solar mesmo tendo uma resistência natural ao sol. Isso porque essa proteção não é suficiente por si só”, alerta a médica.

Envelhece mais devagar — mas isso não é tudo

Sim, a pele negra tende a envelhecer mais lentamente. Isso se deve à maior quantidade de colágeno e à proteção solar natural proporcionada pela melanina. No entanto, Monalisa faz um alerta: “No Brasil, por conta da miscigenação, essa regra não é absoluta. Há uma grande variação entre tons e tipos de pele, e isso interfere nos cuidados”.

Mais resistente? Nem sempre.

“A ideia de que a pele negra é mais resistente é um mito. Ela pode envelhecer mais devagar, mas é mais sensível a lesões e manchas, e tende a ser mais ressecada, especialmente no corpo”, afirma. Por isso, o uso de hidratantes e produtos que controlem a oleosidade (no caso do rosto) é essencial.

Doenças de pele mais comuns em pessoas negras

Segundo Monalisa Nunes, algumas condições são mais prevalentes em peles negras, como:

  • Vitiligo
  • Queloide
  • Melasma
  • Alopecia de tração
  • Dermatose papulosa nigra
  • Melanoma acral
Cuidados essenciais para manter a pele negra saudável

Os cuidados não diferem muito de outros tipos de pele — o mais importante é considerar se ela é seca, oleosa, mista ou sensível. Mas, de forma geral, Monalisa recomenda:

  • Uso diário de protetor solar
  • Ativos que previnem manchas, como vitamina C, retinol e niacinamida
  • Hidratação do corpo e do rosto
  • Cuidados com o couro cabeludo e penteados bem feitos, para evitar alopecias.

Publicidade

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?