Empreendedora e comunicadora fala sobre ativismo afetivo, moda com significado e sua atuação na internet como ferramenta de transformação social
Na edição 209 da Revista Raça, conversamos com exclusividade com a empreendedora, comunicadora e ativista Ana Paula Xongani. Referência na moda negra paulistana, Xongani compartilhou como transformou seu ateliê e sua presença na internet em plataformas de consciência racial, diálogo e afeto.
“Cheguei à internet por causa do meu ateliê. Eu precisava explicar para o mundo que não fazia uma moda esvaziada”, conta Ana Paula. “Percebi muito rápido que as pessoas compravam o significado muito mais do que as peças. Precisava fortalecer esse significado, fazer moda negra.”
A partir dessa percepção, nasceu também a figura pública Ana Paula Xongani como marca, engajada em um ativismo que ela mesma define como afetivo e transformador. “O Ateliê Xongani veste pessoas de seus próprios discursos. Já a Ana Paula Xongani traz a ideia de um ativismo afetivo porque quero transformação. Eu tenho pressa, tenho uma filha, quero para ontem.”
Responsável por gerar debates relevantes nas redes e na mídia, Xongani acredita que o enfrentamento ao racismo deve ser feito de forma coletiva e com acolhimento. “Quando falo de combater o racismo, estou falando com pessoas negras, mas também estou responsabilizando toda a sociedade. Se eu trago todo mundo para o debate, consigo mudanças mais efetivas.”
Ana Paula finaliza destacando o poder do encontro real. “Quero levar o debate para a rua, para encontrar com as pessoas, fazer o olho no olho. Está sendo muito legal.”