Ginasta é a primeira mulher brasileira a receber o “Oscar do Esporte”
A ginasta Rebeca Andrade conquistou o Prêmio Laureus 2025, considerado o “Oscar do Esporte”, em cerimônia realizada nesta segunda-feira (21), em Madri, na Espanha. Ela foi premiada na categoria “Retorno do Ano”, que reconhece atletas que superaram grandes adversidades para retomar o desempenho de alto nível.
Rebeca foi indicada pela sua trajetória de superação depois de enfrentar uma série de lesões. Depois do último Jogos Olímpicos, Rebeca Andrade se consolidou como a maior medalhista brasileira neste tipo de competição.
Com este novo prêmio, ela faz história novamente e se torna a primeira mulher brasileira a vencer o Prêmio Laureus. O reconhecimento reforça a relevância da atleta não apenas por seus resultados, mas também por sua representatividade enquanto mulher negra.
Campeã olímpica em Tóquio e agora novamente medalhista em Paris, Rebeca já é um dos grandes nomes da ginástica mundial. Fora dos ginásios, ela se tornou símbolo de perseverança, inspiração para meninas negras e voz ativa sobre temas como autoestima, disciplina e equidade no esporte.