Uma mulher de 55 anos foi detida na tarde desta terça-feira (23), após ser acusada de praticar injúria racial contra um menino de 12 anos no bairro JK, zona leste de Porto Velho (RO).
Segundo relato da mãe do garoto, ela havia pedido ao filho que fosse até uma vila de apartamentos, localizada em frente à casa da família, para perguntar sobre o valor do aluguel. Poucos minutos depois, o menino retornou em prantos, dizendo que foi chamado de “macaco” pela proprietária dos imóveis, que também o acusou de ter subido no muro da área comum dos apartamentos.
Diante da gravidade da denúncia, a mãe acionou a Polícia Militar. Ao chegar ao local, os policiais ouviram a suspeita, que negou ter ofendido o menino, mas admitiu ter feito o comentário de que “quem sobe em muro é macaco”. A frase foi confirmada por uma testemunha presente no momento da ocorrência.
Mesmo com a tentativa de justificar suas palavras, os policiais entenderam que o comentário tinha conotação discriminatória. A mulher foi conduzida ao Departamento de Flagrantes, onde prestou esclarecimentos sobre o caso.