Revista Raça Brasil

Compartilhe

“Engrenagens da Fantasia” revela a engenharia por trás dos desfiles das Escolas de Samba

Obra de Hamilton Moss será lançada no dia 25 de abril em São Paulo e analisa a complexa estrutura organizacional que movimenta milhões no carnaval carioca. Livro é uma publicação da Editora Raça

 

O engenheiro e pesquisador Hamilton Moss de Souza lança no próximo dia 25 de abril, em São Paulo, o livro “Engrenagens da Fantasia”, uma obra que mergulha nos bastidores das Escolas de Samba e revela o que ele chama de uma “engenharia da emoção”. Publicado pela editora Raça, o livro será lançado às 18h30, na Livraria D’Plácido, no Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073 – Loja 120 – Térreo).

Fruto de uma longa pesquisa que dialoga com a Engenharia de Produção e com a prática cultural das escolas de samba, o livro propõe uma leitura técnica e sensível da estrutura por trás dos desfiles, mostrando como essas agremiações são capazes de coordenar centenas de pessoas, movimentar milhões de reais e entregar, com precisão e beleza, espetáculos que fascinam o mundo. Para Moss, trata-se de um modelo de administração original e sofisticado, que deveria ser mais reconhecido fora do universo carnavalesco.

Entre os entrevistados da obra está o lendário Joãozinho Trinta, que em vida já chamava atenção para a complexidade dessa engrenagem. “Cada ser humano é um universo completamente diferente. É lindíssimo quando você consegue juntar todos esses universos e formar um universo maior”, afirmou o artista. O lançamento promete reunir amantes do carnaval, da cultura popular e da gestão cultural para uma noite de autógrafos, encontros e celebração da criatividade brasileira.

Publicidade

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?