Revista Raça Brasil

Compartilhe

Concurso literário premia estudantes com textos sobre mulheres negras

Com inscrições abertas até 21 de maio, iniciativa reconhece novas autorias e será premiada durante o Festival Latinidades 2025

Estudantes de escolas públicas do Distrito Federal têm até o dia 21 de maio para participar do Primeiro Concurso Literário Universidade Afrolatinas nas Escolas, que traz como tema “Mulheres Negras Movem o Mundo”. A iniciativa é uma parceria entre a Universidade Afrolatinas e o Festival Latinidades 2025, e tem como objetivo incentivar a produção literária jovem em diálogo com o protagonismo histórico e contemporâneo das mulheres negras.

O concurso contempla três categorias — Ensino Fundamental (4º a 9º anos), Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio — com liberdade de formatos textuais, como poesias, crônicas, manifestos e redações dissertativo-argumentativas. Os melhores trabalhos receberão prêmios em dinheiro, certificados e serão reconhecidos em uma cerimônia especial durante o Festival Latinidades, que acontece entre 23 e 31 de julho de 2025. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet.

Para a idealizadora do projeto, Jaqueline Fernandes, diretora da Universidade Afrolatinas e do Festival Latinidades, o concurso é uma ação concreta para ampliar o legado da literatura negra. “Estamos dando oportunidade para novas autorias, esperamos abrir portas para mais Evaristos, Carolinas, Lucindas, Suelis”, afirma. A iniciativa celebra o papel fundamental das mulheres negras na cultura, economia, política e ciência, e busca conectar o legado dessas trajetórias às vivências das novas gerações.

 

Publicidade

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?