Revista Raça Brasil

Compartilhe

Quando vem uma mulher branca, bonita e rica falar, vocês vaiam, disse vereadora em São Paulo

Por Bruno Deusdará

Cris Monteiro (Novo) provocou manifestantes com frase sobre “mulher branca, bonita e rica”; caso será levado à Corregedoria.

A vereadora Cris Monteiro (Novo), durante uma sessão da Câmara Municipal de São Paulo, que discutia o reajuste salarial de servidores municipais, proferiu a frase: “Quando vem uma mulher branca, bonita e rica falar aqui, vocês vaiam”. Os presentes reagiram imediatamente aos  gritos de “racista”, interrompendo a sessão por mais de 20 minutos. Cris Monteiro, que já havia sido envolvida em um incidente físico com outra vereadora em 2021, posteriormente pediu desculpas públicas, afirmando que não teve intenção de ofender.

Contexto da votação

A proposta em debate previa um reajuste salarial de 5,15% (em duas parcelas) para servidores municipais — valor abaixo da demanda da categoria, que organizou greves e protestos. Durante o confronto, a vereadora ainda afirmou: “Uma mulher branca, bonita e rica incomoda todos vocês”, acirrando os ânimos.

Repercussão e medidas legais

A vereadora Luana Alves (PSOL) anunciou que levará o caso à Corregedoria da Câmara para apuração. Em nota, Cris Monteiro reforçou seu “compromisso com o diálogo” e lamentou a repercussão das falas

Publicidade

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?