O que é “palmitagem”?
O termo, popularizado nas redes sociais, refere-se à prática de pessoas não brancas priorizarem relacionamentos afetivos com pessoas brancas, muitas vezes associada a um desejo de “clarear” características físicas e ascender socialmente. Mais do que uma preferência individual, a expressão carrega raízes históricas: está ligada a políticas que visavam “embranquecer” a população brasileira por meio de miscigenação seletiva, como aponta a filósofa Katiuscia Ribeiro.
Filósofa desvela projeto de extinção da população negra
Em entrevista ao podcast Do Like a Love, Katiuscia Ribeiro, pesquisadora especializada em relações raciais, relacionou a “palmitagem” a um projeto de eugenia arquitetado no século XIX. “O processo de branqueamento no Brasil foi muito bem planejado para que as pessoas se relacionassem interracialmente durante um tempo, até que a raça negra fosse extinta do território”, afirmou.
Casamentos entre raças diferentes e as contradições do Brasil real
Os dados atualizados reforçam a complexidade do cenário:

Os dados são de um levantamento nacional realizado pelo Instituto Datafolha com 2.005 pessoas, entre os dias 17 e 19 de outubro de 2023, em 111 municípios.
A filósofa destacou como frases como “vamos clarear a família” ou “melhorar os cabelos”, comuns em gerações passadas, revelam um ideal de desejo construído para servir a essa agenda. “Hoje, quando falamos ‘palmitagem’, estamos discutindo um projeto colonial que tinha como objetivo a extinção da população negra”, explicou.