Se a cultura é o oxigênio que respiramos, o livro é o alimento que nutre nossa alma. Ele nos abastece com conhecimento, sabedoria e inspiração. É hora de reconhecer o livro como uma necessidade básica — tão essencial quanto o pão de cada dia.
Pensando nisso, a Editora RAÇA Brasil teve uma iniciativa inovadora: levar livros para o supermercado. Onde abastecemos o corpo, agora também podemos alimentar a mente e o espírito.
A partir deste sábado, começamos o 1º Evento do Projeto Ler para Transformar promogeto este que visa o acesso a livros com temáticas étnico-raciais nas lojas do Carrefour, incentivando a leitura como ferramenta de inclusão e consciência social. A iniciativa valoriza autores negros e histórias que representam a diversidade brasileira. Os livros da editora estão disponíveis em 10 lojas da rede Carrefour. Uma ação ousada que visa transformar o ato de ler em um hábito acessível, cotidiano e prioritário. Mais do que ampliar o acesso à leitura, o projeto convida as pessoas a incorporarem o livro no dia a dia, como parte da sua cesta básica cultural.
A RAÇA Brasil, referência em publicações sobre igualdade, diversidade e inclusão, dá mais um passo na missão de construir uma sociedade mais justa. Como destaca o CEO da editora, essa é uma retomada simbólica de algo que já foi parte da nossa cultura: o livro ao alcance das mãos, nas prateleiras do cotidiano.
Mais do que espaço para seus próprios títulos, a editora abre portas para outros autores e autoras que enfrentam desafios para distribuir suas obras. Essa iniciativa também fortalece o afroempreendedorismo e a democratização do acesso à cultura.
É tempo de celebrar e de se inspirar. O livro, como alimento da alma, tem o poder de transformar vidas. Vamos ler, aprender e juntos construir um futuro mais consciente, inclusivo e cheio de possibilidades.