Cuidar dos cabelos é também cuidar da alma. Para muitas pessoas negras, assumir os fios crespos e cacheados é um ato político, íntimo e profundamente libertador. Pensando nisso, o Sesc Petrolina abre inscrições para a oficina “Resistência e Identidade: Autocuidado para Cabelos Afro”, que será realizada no próximo dia 20 de julho.
Mais do que uma aula sobre penteados, a proposta é construir um espaço de acolhimento e trocas sinceras sobre o que significa se olhar com afeto em uma sociedade que tantas vezes negou beleza à estética negra. A atividade será conduzida por Israiane, trancista e especialista em penteados afro, que traz na bagagem sua própria caminhada com a transição capilar — um processo que marcou o reencontro com sua identidade, autoestima e ancestralidade.
Durante a roda, serão abordados temas como valorização dos cabelos afro, autonomia no cuidado diário e enfrentamento ao racismo estrutural que afeta não só o corpo, mas também a forma como ele é percebido. Os participantes poderão levar acessórios como turbantes, bandanas, presilhas e grampos para aprender a usá-los de forma criativa e significativa.
Ao final, quem desejar poderá experimentar os penteados em si ou em duplas, num gesto simbólico de cuidado mútuo. As inscrições estão abertas mediante a doação de 1kg de alimento não perecível e o preenchimento de um formulário online.
Essa é uma oportunidade de fazer do autocuidado uma ferramenta de resistência, de fortalecer laços e de lembrar que cada cacho, cada trança e cada fio carregam história, luta e beleza.