Revista Raça Brasil

Compartilhe

Espetáculo: “Antes que me contem outras histórias”, em última apresentação no Rio

Montagem da Cia Teatral Sonharteiros está em cartaz no Teatro Correios Léa Garcia, no Centro do Rio, com sessões até o dia 30 de agosto. O projeto também oferece oficinas gratuitas de danças populares de matriz africana.

Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc, apresentam o espetáculo “Antes que me contem outras histórias”, uma imersão poética e política nas memórias e resistências dos povos africanos em diáspora.

A obra é uma criação da Cia Teatral Sonharteiros e parte do desejo de resgatar e revisitar as narrativas afro-brasileiras que foram silenciadas ou distorcidas pela colonização. Com direção de movimento de Aedda Mafalda e direção de encenação de Cridemar Aquino, o espetáculo entrelaça teatro, dança e ancestralidade para propor uma reflexão sensível e contundente sobre identidade, pertencimento, racismo estrutural e memória coletiva.

“No convite feito pela atriz e fundadora da Cia Teatral Sonharteiros, Graciana Valladares, senti de imediato a potência da proposta. Um espetáculo que fala de ancestralidade preta, território e temas urgentes como o racismo ambiental. Colocar minha experiência de mais de 27 anos a serviço disso me enche de motivação. Viva a arte que tem o poder de refletir o seu tempo”, destaca Cridemar Aquino, ator vencedor do Prêmio Shell e que recentemente interpretou o personagem Sebastião na novela “Garota do Momento”, da TV Globo.

No centro da narrativa está a água, símbolo de travessia, esperança, saudade e resistência. É a partir dela que os corpos em cena — carregados de histórias e vivências — se movem, dançam, resistem e sonham. A montagem propõe um movimento de Sankofa, conceito africano que convida a olhar para o passado como caminho de reconstrução do futuro.

“Antes que nos contem outras histórias, escolhemos contar as nossas — as dos nossos, das nossas. Com laços de ancestralidade nasce desse desejo: celebrar quem veio antes, lembrar que nossos passos vêm de longe. É uma honra construir um espetáculo que fala de nós, feito por nós”, afirma Graciana Valladares, atriz e fundadora da companhia.

Além da temporada, o projeto realiza oficinas gratuitas de danças populares afro-brasileiras, fortalecendo a valorização das expressões culturais negras e promovendo trocas entre gerações, arte e educação.

A iniciativa também dialoga com a Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas, reforçando o compromisso com uma educação antirracista e plural.

Serviço
Espetáculo “Antes que me contem outras histórias”

Temporada: Até 30 de agosto de 2025
De quinta a sábado, sempre às 19h
Teatro Correios Léa Garcia – Centro, Rio de Janeiro
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) R$15,00 ( meia entrada)
Duração: 90 minutos
Classificação: 14 anos

Oficinas:

Não tem inscrição. Chegar 1 hora antes

Título: Oficina de Danças Populares com Aedda Mafalda
Participação Anderson

Informações: 30 de agosto – Sábado às 14h no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica (Rua Luís de Camões, Prç. Tiradentes, 68, Rio de Janeiro)
Oficina gratuita, vagas limitadas

Ficha técnica:

Idealização e dramaturgia: Cia Teatral Sonharteiros
Direção: Cridemar Aquino
Direção de Movimento: Aedda Mafalda
Pesquisa Histórica: Tatiana Henrique
Direção Musical: Thayan Ribeiro
Intérpretes-criadores: Bárbara Vila Nova, Graciana Valladares,Ultima semana: Espetáculo “Antes que me contem outras histórias” une teatro, dança e ancestralidade em ultima semana de apresentação no Rio

Essa publicação é fruto de uma parceria especial entre a Revista Raça Brasil e o Fórum Brasil Diverso, evento realizado pela Revista Raça Brasil nos dias 10 e 11 de novembro, que celebra a diversidade, a cultura e a potência da música negra brasileira. Não perca a oportunidade de participar desse encontro transformador — inscreva-se já http://www.forumbrasildiverso.org

Publicidade

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?