Vice-presidente do Grupo Raça Comunicações. Responsável pelo processo de criação, realização e edição da Revista Raça Brasil. Administra os recursos técnicos, artísticos e administrativos dos principais projetos do Grupo Raça Brasil: Revista, Área Digital e Fórum Brasil Diverso.
Na edição de 2018, a drag queen RuPaul, a modelo e ativista Adwoa Aboah e as atrizes Lupita Nyong’o e Whoopi Goldberg aparecem como personagens de ‘Alice no País das Maravilhas’
RuPaul, como Rainha de Copas, no calendário Pirelli 2018
Há 30 anos, o calendário da marca italiana de pneus Pirelli, tradicional artigo de decoração de borracharias e mecânicas pelo mundo, estampava 12 fotos de mulheres seminuas. Todas negras. Para o ano que vem, a empresa fará o mesmo: a publicação vai contar apenas com figuras que se identificam negras, mas desta vez a nudez sai de cena e as escolhas do tema e das modelos — homens e mulheres — não têm mais por objetivo único o de agradar o público masculino. Foram escalados o premiado fotógrafo Tim Walker e Edward Enninful, editor recém-empossado da versão britânica da Vogue — o primeiro negro no cargo em mais de 100 anos da história da revista. Enninful criou os figurinos desta edição do calendário que teve um tema especial. Walker decidiu fazer a sua própria versão de “Alice no País das Maravilhas”, livro de Lewis Carroll, trocando os personagens (originalmente ilustrados como brancos) por personalidades negras — inclusive o Coelho Branco. Ao jornal The New York Times, Walker disse que a decisão pelo elenco negro foi ideia sua, e não da Pirelli, a qual foi motivada por um desejo de fazer algo inédito.
Quem faz parte do novo calendário
Nyadak Duckie Thot, como ‘Alice’
Quem assume o papel da protagonista Alice é a modelo australiana e sudanesa Nyadak Duckie Thot. Sua rival, a Rainha de Copas, é feita por RuPaul, estrela do reality show americano de drag queens que leva seu nome. A personagem da lagarta coube à cantora e estilista Zoe Bedeaux. A consagrada atriz americana Whoopi Goldberg ficou com o papel de Duquesa, enquanto Lupita Nyong’o, atriz mexicana e queniana, fez a roedora Arganaz.
A modelo Slick Woods, como Chapeleiro Maluco
A modelo Slick Woods fez o Chapeleiro Maluco, a sul-africana Thando Hopa e a a sudanesa Adut Akech ganharam os personagens inventados de Princesa de Copas e Rainha de Ouros. Adwoa Aboah, modelo e ativista feminista ganesa e britânica, se vestiu de uma versão de Tweedledee; enquanto o ator Djimon Hounsou, do Benim, foi o Rei de Copas. A atriz americana Sasha Lane se fantasiou de Lebre de Março.
A sul-africana Thando Hopa, como Princesa de Copas, ao lado do Gato de Cheshire
Foi chamada também a ativista Jaha Dukureh, de Gâmbia, vítima de mutilação genital quando criança e, hoje, presidente da organização Safe Hands for Girls, que combate a prática – até o momento, seu personagem não foi identificado pela empresa. Por fim, como soldados da rainha e “decapitadores”, Walker escalou a modelo britânica Naomi Campbell, o rapper americano Sean Combs, e os modelos Alpha Dia (senegalês) e King Owusu (britânico), que também é ilustrador.
Os modelos Alpha Dia e King Owusu
Mais fotos dos bastidores podem ser vistas nesta galeria no site do The New York Times e no da própria Pirelli, que ainda não divulgou as fotos definitivas de cada mês.
Mudança de rota Com a edição de 2018, a Pirelli faz sua terceira edição de calendário destoante daqueles com modelos nuas e seminuas. Em 2016, a publicação surpreendeu ao apresentar mulheres não pelo seu corpo, mas em razão de seus feitos. São exemplos da edição a escritora Fran Lebowitz, a tenista Serena Williams e a diretora de cinema Ava Duvernay. Na edição seguinte, em 2017, o calendário retratou mulheres de idades diferentes (como as atrizes Helen Mirren e Nicole Kidman, com seus respectivos 71 e 49 anos), em fotos sem grandes produções ou maquiagem. “Nós vemos hoje todas essa gente que quer ser jovem e perfeita (…) Para mim, beleza é alguém que consegue dizer sim para si mesma”, disse Peter Lindbergh, o fotógrafo à época. Já com a edição deste ano, além da pitada conceitual ligada ao universo fantástico de Lewis Carroll, colocar como alvo a questão racial solidifica a guinada dessa publicação, que é vista como dona de grande valor simbólico. O rapper Sean Combs, por exemplo, disse que a coisa toda foi “uma chance de provocar consciência social e quebrar barreiras”. “Por muitos anos, algo assim nunca teria acontecido no mundo da moda”, opinou. Já a modelo Nyadak Duckie Thot disse sentir “orgulho de fazer parte de algo com uma mensagem tão importante sobre orgulho e autorrealização [self-expression]”. A modelo e ativista feminista Adwoa Aboah também comentou a “mudança de direção da Pirelli” e diz que tudo indica que se trata de uma observação do que a atualidade exige, bem como “para onde os jovens estão indo e que tipo de imagens devem estar lá. Nós não precisamos de mais pin-ups, e esse elenco realmente retrata novas ideias sobre o que é o belo. E ele certamente não significa não vestir roupas”.
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checkbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.