Revista Raça Brasil

Compartilhe

Brasileiros são acusados de machismo e racismo na Copa da Rússia

Picture of Hamalli Alcântara

Hamalli Alcântara

Vice-presidente do Grupo Raça Comunicações. Responsável pelo processo de criação, realização e edição da Revista Raça Brasil. Administra os recursos técnicos, artísticos e administrativos dos principais projetos do Grupo Raça Brasil: Revista, Área Digital e Fórum Brasil Diverso.

A Copa da Rússia mal começou e algumas atitudes de torcedores brasileiros provocaram reações inflamadas na internet. Em um vídeo publicado na noite de sábado (16/6), alguns homens se aproximaram de uma jovem estrangeira, aparentemente russa, e fizeram uma gravação com ela. Nas redes sociais, o ato foi apontado como uma demonstração de machismo e racismo.

Entre outros impropérios, o grupo cantou “essa buceta é bem rosinha”, referindo-se à cor da mulher. A moça, que obviamente não entende uma única palavra em português, cantou junto a eles, sem ter noção do desrespeito. A objetificação pela qual a estrangeira passa – uma pessoa é reduzida aos órgãos genitais – foi considerada ofensiva pelos internautas.

Além do machismo alarmante, tendo em vista que um grupo de adultos achou por bem fazer comentários grotescos sobre o corpo de uma desconhecida na rua, há indícios de racismo no episódio. Ao exaltar a cor da mulher, deduz-se que outros tons de pele são inferiores.

O vídeo está disponível abaixo. As cenas são fortes e ofensivas.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=8&v=3qyHTvp0qto

Um dos integrantes do vídeo foi identificado por internautas como o ex-secretário de Turismo de Ipojuca (PE), à época no PSB, Diego Valença Jatobá. O município fica na região metropolitana de Recife. Jatobá foi procurado pela reportagem via Facebook, mas até a última atualização desta matéria, não havia respondido.

Entre internautas que se manifestaram contra o ato, está a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), ex-ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos. A parlamentar reagiu aos comentários de teor similar feitos pelo deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) e pré-candidato à Presidência da República, em episódio ocorrido em 2014. Veja as publicações que apareceram no Twitter:

https://twitter.com/ToniBulhoes/status/1008098671471284224?ref_src=twsrc%5Etfw&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.metropoles.com%2Fmundo%2Fbrasileiros-sao-acusados-de-machismo-e-racismo-na-copa-da-russia

 

Publicidade

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?