Revista Raça Brasil

Compartilhe

A bola de ouro é preta

Picture of Mauricio Pestana

Mauricio Pestana

CEO do Grupo Raça Comunicações. Jornalista, publicitário, cartunista e escritor, referência no país e no exterior no que diz respeito à produção de materiais didáticos nas áreas de diversidade, cidadania e direitos humanos. Foi secretário de Promoção da Igualdade Racial da Cidade de São Paulo e, atualmente, é diretor executivo da Revista Raça.

A vitória de Vinicius Junior como melhor jogador do mundo é um marco histórico, quebrando barreiras raciais no futebol mundial como primeiro jogador preto, retinto,brasileiro a ganhar o prêmio. Também é o primeiro jogador da elite do futebol mundial a erguer a voz com contundência contra o racismo em plena Europa.

Mais que um prêmio, a votação como melhor do mundo em 2024 coroa sua carreira já consagrada como um ícone dos nossos tempos não só no futebol, mas também na luta contra o preconceito racial. A excelência em campo é apenas um aspecto da sua importância como símbolo de superação dada a origem humilde de Vini, traduzido em resistência e orgulho para uma geração de jovens negros que enfrentam a discriminação e o preconceito cotidianamente em várias partes do planeta. 

Sua simplicidade, talento e determinação inspiram milhões de jovens, e mesmo quando não está em campo defendendo o seu clube e enfrentando o racismo, Vinicius Junior é uma voz ativa, que expressa sua opinião sem medo e por muitas vezes coloca a própria carreira em risco ao defender a igualdade e a justiça. Atitudes que começaram impactar de forma global, e no momento em que nos deparávamos com a Covid-19 e o assassinato de George Floyd sua voz transcendeu o esporte, chamando atenção para uma outra pandemia que também é letal e atinge as pessoas pela cor das suas peles, o racismo, para o qual ainda não inventaram vacina. 

O prêmio da Fifa deste ano teve uma simbologia extra futebol, pois mostra que o sucesso profissional não é limitado por cor, raça ou origem, e que o mesmo pode,sim, ser utilizado como importante arma na busca de uma sociedade mais justa e igualitária.

Sua conquista é também um tributo aos pioneiros, que abriram caminho e mostraram esperança para jogadores negros no exterior, como Pelé, Romário, Ronaldo, Ronaldinho, entre outros. Vinicius Junior segue essa tradição, pavimentando o caminho para novas gerações, mas com um diferencial de que não existe profissão ou carreira que esteja acima da luta por igualdade. 

A vitória de Vinicius Junior é um lembrete de que o futebol pode ser um poderoso instrumento de mudança social. Ele nos inspira a lutar contra o racismo, promovendo um mundo melhor. Vinicius Junior, um herói do nosso tempo, tão carente de heróis de verdade e não de likes.

Publicidade

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?