“A construção” de Andressa Marques: um registro de vozes abafadas

Livro será lançado nesta sexta 06/12 no Itaú Cultural em São Paulo, durante a Balada Literária

A construção, o romance de estreia da brasiliense Andressa Marques, narra a trajetória de Jordana, jovem estudante que faz parte da primeira geração de cotistas nas universidades públicas brasileiras. De Taguatinga à UnB perseguida pela ameaça do atraso sob o céu azul de Brasília, Jordana enfrenta os desafios e as descobertas do ambiente universitário, desde o nervosismo do primeiro dia de aula até as complexas interações com veteranos e professores. 

O romance, de alta carga poética, também explora a história dos trabalhadores que construíram Brasília, destacando a precariedade e os sacrifícios da criação da capital, assim como as subjetividades envolvidas nela. Marques tece uma narrativa que é ao mesmo tempo um olhar para o futuro e uma reflexão sobre o passado, abordando temas como desigualdade, modernização, família, cultura popular e a busca por identidade. Com uma prosa lírica envolvente, A construção nos convida a acompanhar Jordana em sua jornada de autodescoberta e reinvenção da memória, enquanto tenta reescrever histórias que pareciam condenadas ao esquecimento.

Schneider Carpeggiani escreve na orelha do livro: “Assim, descobrimos aqui uma autoria não apenas ciente do impasse do tempo, mas que nos leva a viajar dentro dele. É que sentimos junto com a caloura Jordana o embrulho do primeiro dia de aula num campus que parece o mundo inteiro e o terror causado pelo olhar zoológico dos veteranos e professores. Provamos de novo o entorpecer dos porres adolescentes e o cheiro enjoativo de agrião no RU que avança no ar. Cantamos junto àquela canção da Beyoncé e redescobrimos o novo amor, que faz de todo o resto ensaio, bugiganga. Tudo neste livro tem, e investiga, o demasiado das primeiras vezes. 

Entramos nessa “construção” não apenas como leitores-voyeurs, e sim como companheiros de Jordana na sua busca por reescrever/reerguer uma História que, antes, estava destinada a ser meramente ruína.”

Andressa Marques nasceu em Taguatinga, Distrito Federal, em 1986. É escritora, professora, doutora em literatura pela Universidade de Brasília e fez parte das primeiras turmas de cotistas do país. A construção, seu romance de estreia, foi vencedor do concurso Toca Literária. Crédito da foto: Jaqueline Lisboa

“[…] O caminho entre o restaurante universitário e a reitoria foi ganhando detalhes que eu gostava de pensar serem só meus. A casinha de joão-de-barro na árvore de tronco largo escolhida como meu lugar preferido para ler e a quase apagada frase “Deus está morto” na parede lateral da biblioteca estavam sempre ali, assim como eu. As estantes eram meu melhor refúgio. Ali meu silêncio imposto pela timidez fazia sentido. Sempre que havia um horário vazio entre uma disciplina e outra, eu seguia para a vastidão de mundos em brochura e ficava satisfeita com minha nova vida. No semestre anterior, eu passava as tardes registrando pacotes de arroz e pesando quilos de acém moído na mercearia do seu Macéa. A caixa registradora era dura e eu sabia diferenciar bem os pesos da vida”. 

Título: A construção
Autora: Andressa Marques
Preço: R$ 69,00 (e-book R$ 48,30)Editora: Nós

https://rachelquintiliano.substack.com/

Se você gostou deste texto e deseja receber um e-mail a cada novo conteúdo produzido por mim, assine o boletim “Pensamento antirracista, literatura e outras coisas”, clicando aqui.

Comentários

Comentários

About Author /

Jornalista com experiência em gestão, relações públicas e promoção da equidade de gênero e raça. Trabalhou na imprensa, governo, sociedade civil, iniciativa privada e organismos internacionais. Está a frente do canal "Negra Percepção" no YouTube e é autora do livro 'Negra percepção: sobre mim e nós na pandemia'.

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?