A controversa premiação e os negros premiados
Sua 80° edição veio com o intuito de se reerguer após dois anos polêmicas. Denúncias de corrupção, racismo, a ausência representatividade negra em suas indicações e em seu corpo organizador fizeram com que a cerimônia fosse esvaziada e sem transmissão no ano passado.
Quem organiza a premiação é um grupo de jornalistas estrangeiros que residem em Los Angeles, o Hollywood Foreign Press Association e como de praxe, não tem presença negra.
Buscando melhorar a fama e encobrir as polêmicas, convidaram pela primeira um negro para apresentar a noite de premiações. Logo na abertura da cerimônia, o apresentador Jarrod Charmichael não poupou a academia e disse: “Estou aqui porque sou negro”. e continuou:
“Vou dizer para vocês o que está acontecendo. Essa premiação, o Globo de Ouro, não foi ao ar ano passado porque a Hollywood Foreign Press Association – a qual eu não vou dizer que era uma associação racista – não tinha nenhum membro negro até a morte de George Floyd. Faça você o que quiser com essa informação.”
Mesmo com todas as controvérsias, é importante parabenizar os negras e negras que levaram a estatueta para casa, pelo excelente trabalho executado.
VENCEDORES
ABOTT ELEMENTARY– série com protagonistas negros vence na categoria Melhor Série de Comédia
ANGELA BASSET– Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel como Ramonda em Pantera Negra Wakanda Forever
ZENDAYA– Melhor Atriz em Série de Drama por Euphoria
QUINTA BRUNSON– Melhor Atriz em Série de Comédia em Abott Elementary
TYLER JAMES WILLIAMS-Melhor ator Coadjuvante em Abott Elementary
EDDIE MURPHY– Homenageado pela brilhante carreira com o prêmio Globo de Ouro: Cecil B. DeMille
M. M KEREEVAANI– Compositor da Melhor Canção Original em Filme “Naatu Naatu” no filme RRR