A Diversidade e a Inclusão juntas em premiação!
Conduzir uma obra há quase 40 anos, voltada para diversidade, inclusão e combate ao racismo, não tem sido uma tarefa fácil. Principalmente, levando-se em consideração que no século passado esses temas eram vistos como choramingações de ressentidos e não como luta por cidadania plena e por uma sociedade mais justa e igualitária.
Essa tem sido a trajetória de vida, trabalho e legado do nosso CEO Mauricio Pestana, que hoje, além CEO da revista RAÇA, divide as tarefas de consultor empresarial, analista para inclusão e diversidade da CNN-Brasil e também palestrante.
Ao longo dessas quase quatro décadas foram várias as premiações e reconhecimento, os primeiros vindos do exterior, mais precisamente Estados Unidos, depois aqui no Brasil, como Medalha Rio Branco conferida pelo presidente da República, títulos de cidadão ofertados por cidades como São Paulo, Salvador, Santo André, Estado do Rio de Janeiro, entre outros. Também vieram da academia como o de Doutor Honoris Causa, pela Universidade de Vassouras, a maior instituição educacional do Sul Fluminense, presente em várias cidades.
Junto a essas dezenas de premiações chega agora a mais recente, instituída pelo Instituto Norberto Bobbio (INB), uma instituição que visa fortalecer a sociedade civil e aprofundar a experiência democrática no Brasil por meio da ampliação da participação e da consciência cidadã.
Além de atuar na produção de conhecimento científico, o INB promove reflexões e debates sobre os desafios da nossa sociedade, especialmente aqueles relacionados às temáticas da democracia, direitos humanos, cultura e tecnologia.
No próximo dia 07, Pestana estará sendo premiado ao lado de outras instituições e personalidades, que têm se destacado na luta pela democracia e direitos humanos no Brasil como: Fato ou Fake (G1), Atlas da Violência (Fórum Brasileiro de Segurança Pública e IPEA), Auditoria da Dívida Cidadã, Dr. Fernando Fernandes – Instituto Tristão Fernandes (Projeto dos áudios do Superior Tribunal Militar, na época da ditadura militar).
“Essa premiação vêm em um momento muito importante no qual a democracia e os direitos humanos e individuais passam por tantas turbulências não só no Brasil, mas em outras partes do mundo e esta luta precisa ser fortalecida”, relatou Mauricio Pestana.
Será a primeira edição do PRMF – Prêmio Raymundo Magliano Filho, que foi presidente da BOVESPA na primeira década de 2000. A premiação acontecerá no Teatro FAAP, às 19h00 do dia 07 de março.