A magia de Jamily
Em uma conversa exclusiva, mergulhamos nos bastidores da série “A Magia de Aruna” com a talentosa atriz Jamilly Mariano, responsável por dar vida à cativante personagem Mima.
Mima (Jamilly Mariano) é uma adolescente aparentemente comum. Pelo menos é isso que ela gostaria, já que a menina tem uma capacidade especial de ouvir os sentimentos das pessoas. Quando acessa os sentimentos dos outros, mechas do seu cabelo emitem luz dourada, e por isso ela os esconde pintando com tinturas capilares e fazendo tranças.
Somente nesta descrição da série “A Magia de Aruna” já nos conquistaria, mas tem mais. Com um enfoque distópico no Rio de Janeiro, a trama apresenta uma protagonista jovem com hiperempatia, cuja interpretação está na responsabilidade da estreante atriz brasileira Jamilly Mariano.
Ao abordar a representatividade racial, Jamilly expressa na entrevista sua satisfação por ocupar um papel de destaque como uma jovem atriz negra. A atriz compartilha sua jornada desde os primeiros passos no teatro musical, enfatizando a importância de ser uma inspiração para outras meninas negras desde tenra idade.
A atriz destaca a generosidade e apoio da equipe, tornando o processo leve e divertido apesar da responsabilidade envolvida. Essa dinâmica colaborativa se traduz em uma série que destaca não apenas o talento individual, mas a contribuição coletiva para uma produção de qualidade.
A série estreou esta semana na Disney+. Confira abaixo a entrevista exclusiva de Jamilly para a Raça:
Como você se preparou para interpretar essa jovem com hiperempatia em um Rio de Janeiro distópico? O que tem da Jamilly na Mima?
Jamilly Mariano: Tive um processo de preparação intenso com a Maria Silvia (preparadora de elenco da série). Foi muito importante para a construção da Mima, que é uma personagem complexa e com muitas camadas. Durante a preparação, fomos até a Floresta da Tijuca para criar uma conexão com a natureza, tão retratada na série.
Apesar de vermos um Rio de Janeiro diferente e incomum, hoje vivemos uma crise climática muito grande e pudemos mostrar isso na série de forma lúdica.
Eu e Mima não temos tantas coisas em comum em relação a personalidade, mas levei muito da minha vivência para ela. A nossa maior conexão é, sem dúvida, a determinação.
A série aborda questões sociais, e sua personagem, Mima, é uma jovem negra. Como você vê a representatividade racial na sua interpretação e qual a importância disso para o enredo?
Jamilly Mariano: Estar nesse lugar de protagonismo é uma realização. A Jamilly de 8 anos, quando comecei no teatro musical, está em êxtase neste momento e percebendo que pode ser uma inspiração para outras meninas pretas desde muito pequenas. Apesar de toda a euforia, tem a consciência de ser jovem com a responsabilidade de estar nesse lugar – e ainda maior por ser no Disney+. Mas agarrei a oportunidade e desejo que venham mais protagonistas pretas para o cinema brasileiro!
Você é uma atriz jovem, em meio a atrizes mais experientes. Como você lida com a responsabilidade de liderar o elenco, principalmente uma produção da Disney, e trazer essa história?
Jamilly Mariano: Fui muito abençoada por ter elenco e equipe tão generosos comigo. Foi fácil trabalhar. E tudo foi leve e divertido, apesar de toda a responsabilidade. O papel de todos, sem exceção, foi imprescindível para que a série saísse com qualidade.
A série aborda a magia e a luta para salvar o mundo. Como você se conecta com o elemento fantástico da trama? É um gênero que você consome?
Jamilly Mariano: Desde criança consumo filmes e séries neste segmento de magia e poderes. Mas, apesar disso, não sou nada mística. Então, durante a preparação, comecei a conhecer mais desse universo.
Como você acredita que “A Magia de Aruna” contribui para as conversas sobre empoderamento feminino e superação?
Jamilly Mariano: A série mostra mulheres em papéis de liderança. A Mima é a mais jovem das bruxas já possui este empoderamento e isso fortalece camadas mais jovens da sociedade.