A representatividade na fotografia stock

Ao pensar em representatividade neste setor, geralmente nos referimos a quem vemos na frente da lente. No entanto, quem está por trás é igualmente importante. De acordo com o estudo da World Press Photo,  e State of News Photographt, realizado em 2018, com fotojornalistas de todo o mundo, mais da metade dos fotógrafos participantes se identificaram como “caucasianos/brancos”, enquanto apenas 1% se classificou como “preto”.

A falta de fotos de alta qualidade que reflitam diversidade é um desafio que os publicitários e profissionais de marketing enfrentam diariamente. Mesmo quando as imagens parecem cumprir estes critérios, muitas vezes parecem clichês, estereótipos ou meio forçados. E isso não é diferente com a representação dos pretos na fotografia stock – termo usado para de nir imagens que podem ser livremente licenciadas para uso criativo.

Membros do ShADEs (Shutterstock Afro- Descendant Employees), Andrew James, Amber Nobles, Steven Russell e Kevin Patrick, compartilham algumas ideias sobre a representação negra na fotografia stock, após observarem a disparidade nas fotos durante a Semana de Moda Outono/Inverno 2020, com maciça maioria de top models fotografadas na passarela, brancas. Contudo, de acordo com o Fashion Spot, a temporada da Primavera 2020 foi a que mais apresentou diversidade étnica na história.

Dos 7.390 modelos escalados para os desfiles principais, mais de 40% não eram brancos.

Eles destacam que algumas dicas são necessárias na hora de criar ou escolher imagens que apresentem diversidade e inclusão: apoiar a diversidade no mercado de modelos; entender que mais imagens não significam boas imagens; ressaltar que a diversidade é importante também por trás das lentes; e saber usar palavras-chave e descrições certas na plataforma stock.

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?