Advogada Perde Cargo na OAB-MG após Caso de Agressão e Injúria Racial em Aeroporto
Luana Otoni de Paula, de 39 anos, foi destituída do cargo de presidente da Comissão de Direito da Moda da Ordem dos Advogados do Brasil em Minas Gerais (OAB-MG), nesta segunda-feira (24/6), após um incidente ocorrido no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, no último domingo (23/6). Ela foi filmada agredindo um funcionário da companhia aérea Azul e é suspeita de proferir injúrias raciais contra o supervisor de voo da empresa.
A decisão foi tomada pelo presidente da OAB-MG, Sérgio Leonardo, que revogou a nomeação de Luana Otoni de Paula do cargo conforme consta na portaria assinada.
No incidente, a Polícia Federal foi acionada e deu voz de prisão à advogada, que foi conduzida à base da PM para registro de ocorrência. Segundo relatos, durante o embarque Luana demonstrava sinais de embriaguez e se envolveu em um tumulto ao ser retirada do voo, agredindo o funcionário da companhia aérea com chutes, socos e tapas no rosto. Imagens das câmeras de segurança do aeroporto capturaram o momento da agressão. Além das agressões físicas, ela teria proferido diversos insultos racistas contra o funcionário.
Luana Otoni de Paula foi encaminhada ao Presídio de Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte, conforme informações da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp).