Alicerce Educação se une a Revista Raça
Iniciativa visa deliberar, subsidiar e fiscalizar ações de combate ao racismo
Neste mês de maio, onde é celebrado a ”abolição inacabada” da escravatura, O Alicerce Educação e a Revista Raça lançam oficialmente uma parceria inédita em termos de educação para a população mais desfavorecida do Brasil. Trata-se da formação de um comitê multidisciplinar com autonomia para deliberar ações, demandar posicionamentos, subsidiar e fiscalizar iniciativas antirracistas promovidas pelo Alicerce Educação, uma rede de educação que está espalhada em mais da metade do território nacional. Presidido por Maurício Pestana, CEO da Revista RAÇA e do Fórum Brasil diverso, o comitê é formado por personalidades em sua maioria negra de grande expressão nacional como a cientista Jacqueline Goes de Jesus.
É importante dizer que a esmagadora maioria da população que vive nas periferias do país é de pretos e não brancos. Isso não aleatoriamente, mas em consequência de um processo histórico marcado pelo racismo, escravidão e desigualdade de acessos às oportunidades. Ao promover o ensino básico em comunidades em situação de vulnerabilidade social, o Alicerce Educação conecta-se diretamente com essa população e à luta antirracista para garantir o acesso da população negra a uma educação missão da Revista RAÇA que em setembro completa 26 de existência e resistência.
Comitê antirracista com modelo inovador de governança
“A união com a Revista Raça expande o potencial de impacto social do Alicerce à medida em que o apoio do comitê garante a legitimidade de ações no combate ao racismo e fiscaliza essas iniciativas. Juntos, poderemos oferecer ainda mais o suporte necessário para que pessoas pretas possam concorrer igualitariamente às posições disputadas com brancos. Somos ativistas da equidade racial no Brasil e acreditamos que o Conselho organizado em parceria com a Revista Raça soma muito a esse esforço e compromisso estratégico. ” Afirma Paulo Batista, CEO no Alicerce Educação
Há um valor estratégico na criação de um comitê de igualdade racial que tem autonomia para interceder na governança do Alicerce Educação, a medida que possui poderes estatutários que podem levar a recomendação do desligamento do CEO, por exemplo, caso este aja em desacordo com as diretrizes de combate ao racismo.
Na opinião de Solange Feliciano da Silva a Head de Diversidade e Inclusão no Alicerce Educação esse posicionamento do CEO Paulo Batista em favor do Comitê Raça Alicerce ter poderes estatutários para interceder na governança do Alicerce Educação é uma iniciativa inovadora e ousada perante o mercado brasileiro, mas necessária para acabar com o racismo no mercado de trabalho.
“A experiência que trago como partícipe de outros comitês me dá a certeza de que este será o comitê com maiores poderes de intervenção direta nas políticas adotadas por uma instituição privada que se tem notícia no Brasil, teremos vós e poder real para mudar a política da empresa no quesito inclusão e diversidade, repito VÓS E PODER é isso que o povo preto quer neste momento no Brasil” afirma Maurício Pestana, presidente do comitê.
Faz parte do comitê: Alison Sodré de Santana, Assessor da Secretaria Municipal da Reparação e Coordenador de Articulação e Projetos Especiais para a Diversidade; Carlos Domingues, Gerente de Cultura, Diversidade e Marca Empregadora na Pepsico; Ednalva Ap de Moura dos Santos – especialista em Educação, Desigualdade e Pobreza; Gilberto Costa, Diretor Executivo da Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial; Joyce Costa, ex-assessora do Consulado dos EUA; Jaqueline Goes de Jesus, doutora em patologia humana e pesquisadora; Mônica Faria, educadora especialista em Relações Étnico Raciais; e Ricardo Cancela, especialista em oportunidade de negócios, Fundador do LeaderX, Global Business Development Networking e co-fundador de ABIDS – Agência Brasil de Inovação e Desenvolvimento Sustentável
Sobre o Alicerce Educação
Com o objetivo de modificar o atual cenário da educação, o Alicerce é um programa educacional que visa corrigir as lacunas da educação básica de crianças, jovens e adultos em curto espaço de tempo. 95.7% dos brasileiros apresentam lacunas de aprendizagem das competências estruturantes de leitura, escrita e matemática, configurando uma crise humanitária e um grande gargalo para a economia. O foco do modelo de negócios da Alicerce é realizar projetos com os RHs e áreas de ESG de grandes empresas brasileiras, fomentando seu impacto social ao mesmo tempo em que resolve gargalos de produtividade e inclusão das grandes empresas.
Sobre a Revista RAÇA
Fundada em setembro de 1996, a revista RAÇA faz parte do grupo RAÇA de comunicação sendo a maior revista direcionada ao público preto da América Latina. Com conteúdos relacionados à cultura afro, a RAÇA é um fenômeno editorial que se destaca como o maior canal segmentado do país ,pois se direciona para 54% da população brasileira que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é formada por afrodescendentes. Estamos falando de 113 milhões de pessoas, a maior população negra fora da África.
Informações à imprensa – Loures Comunicação
Maria Bernardo – maria.bernardo@loures.com.br – (11) 99207-1313
Nathália Ronfini – nathalia.ronfini@loures.com.br – (21) 980312345