Alunos negros e de escola pública voltam a ser minoria em universidades
Enem registrou maior queda de inscritos vindos de escola pública
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou uma queda no número de inscrições de alunos de escolas públicas e de pessoas negras para o próximo ano. Outros processo seletivos, como Fuvest, prova eliminatória para entrada na Universidade de São Paulo, e a Convest, que seleciona os alunos para entrada na Unicamp, também registraram a diminuição no número de inscritos. As informações foram divulgas pelo UOL.
De acordo com a reportagem, especialistas apontam que o fechamento das escolas por conta da pandemia e a dificuldade de acesso às aulas online contribuíram para que chegássemos a esse cenário.
Os exames registraram queda no número total de inscritos para a edição que selecionará os universitários para 2022, em comparação com edições anteriores. Dos três processos, o Enem foi o que registrou maiores reduções. O número de candidatos vindos de escola pública caiu 31%, já o de negros sofreu uma queda de 52%. Na Unicamp, a inscrição de alunos de escola pública caiu 27% e do grupo de negros caiu 25%e o grupo que engloba pretos, pardos e indígenas na Fuvest reduziu 33%.
A queda no número de pessoas inscritas poderia ser ainda pior se o Supremo Tribunal Federal não tivesse obrigado o Ministério da Educação a garantir a isenção dos candidatos que faltaram nas provas no ano passado com medo da transmissão da Covid-19.