Ana Paula Xongani lança projeto ‘Bora Votar’
Ação visa influenciar as pessoas a irem às urnas e discute a relação dos brasileiros com a política em uma série de conteúdos online e eventos presenciais
A multiempresária e creator Ana Paula Xongani é uma das personalidades brasileiras que engrossa o coro da campanha de mobilização para que mais pessoas compareçam às urnas nas eleições deste ano. Com o lançamento do projeto ‘Bora Votar’, idealizado e financiado inteiramente por ela, Xongani discute a relação da população com a política por meio de conteúdos estruturados em dois eixos principais: motivação e conscientização. Trata-se de um projeto totalmente voltado à educação política e apartidário. Eles estãp disponibilizados no YouTube, redes sociais e no site oficial da iniciativa, desde o dia 20 de maio.
Com duração de seis meses, o projeto tem a expectativa de alcançar milhares de pessoas em todo o país. Os conteúdos estão divididos entre o site oficial que foi lançado no dia 20/05, uma websérie de 6 episódios disponibilizados em diferentes plataformas, com estreia prevista para o dia 11 de julho, além de uma agenda de lives e eventos presenciais, que acontecerão nos meses seguintes. O foco da ação é alcançar todas as pessoas com direito ao voto, sobretudo mulheres e jovens.
Com mais de 350 mil seguidores nas redes sociais e referência nos mercados de creator economy e moda, a multiempresária explica que o objetivo do projeto não é mudar votos.
“Nosso principal intuito é influenciar e conscientizar as pessoas sobre a importância de votar, de se responsabilizar e de fazer escolhas. Dados mostram que grande parte da população ainda opta por se abster de votar ou votar branco ou nulo, mas precisamos, sobretudo neste momento, refletir e atuar para que cada vez mais pessoas discutam política e reavaliem a importância do voto”, explica.
Entre os temas abordados, ‘Bora Votar’ irá discutir sobre não ser vergonha não entender de política; o que é ser um corpo negro político dentro da lógica polarizada da política brasileira; a falta de confiança na política e a importância de uma escolha consciente. O projeto também se propõe a ampliar o debate sobre o assunto nas redes sociais por meio da hashtag #BoraVotar, onde será possível acessar diversos conteúdos sobre as eleições.
Enquanto influenciadora, Xongani acredita que tem um grande potencial para movimentar as redes a partir da produção de conteúdo e, consequentemente, somar nas reflexões e discussões sobre o tema. “A expectativa é que as eleições deste ano tenham um olhar mais sensível e crítico que defenda políticas sociais. Como uma influenciadora, não só nas redes, mas em tudo que me proponho a fazer, entendo que tenho esse poder de acesso a diferentes públicos e acredito ser importante desenvolver essa motivação e conscientização. Quero contribuir com a configuração do atual cenário político, sim, mas também com o desenvolvimento do posicionamento crítico e do poder de escolha daquilo nos representa nos ambientes em que muitas coisas sobre nós são decididas”, conclui.
Para mais informações sobre o Bora Votar, acesse o site oficial do projeto: www.boravotar.com.br.
Sobre Ana Paula Xongani
Ana Paula Xongani é multiempresária. Em empresa que leva o seu nome, oferece serviços de consultoria estratégica, produtificação, palestras, criação de conteúdo para marcas, além de autorais, entre outros. CEO no Ateliê Xongani, referência em moda negra urbana, com atuação em loja física, online e presença importante e estratégica nas redes sociais. Realizou à convite da Obama Foundation e YouTube o minidoc “Por que precisamos voltar à escola”, sobre educação de meninas negras, que integrou o projeto YouTube Originals com Michelle Obama.
É apresentadora no GNT e Globoplay, no programa Se Essa Roupa Fosse Minha, colunista do UOL sobre Moda e Sociedade e também desempenha cargo Criativo no Espaço Utomi. Está no especial Inovadores Negros, da Forbes Brasil. Foi uma das convidadas do TEDx em 2019. Recebeu o “Creators Boost”, do YOUPIX, em 2018. Em 2016, foi reconhecida como uma das Mulheres Inspiradoras daquele ano, pelo Think Olga, quando também foi selecionada pelo YouTube para representar o Brasil no YouTube Summit for Social Change, em Londres (UK).
Em suas redes, propõe conversas gostosinhas pra falar com leveza e responsabilidade sobre temas sempre importantes e urgentes para que todo mundo junto construa um mundo mais justo e acolhedor para todas as pessoas, especialmente para as mulheres pretas. Ativismo afetivo, como costuma dizer.