Anette Camargo estreia com Cirandá
Em seu disco de estreia Anette Camargo, cantora, compositora e pianista assina as oito composições, faz os arranjos e dirige a parte musical dessa obra que lança nas plataformas digitais. Com o título “Cirandá”, o álbum é todo inspirado nas preciosidades da música brasileira, melodias, harmonia e ritmos. No processo criativo a artista faz uso do improviso e do imprevisível tornando seu trabalho autêntico. Logo ela, mulher, cantora e pianista preta.
Sua formação é erudita e popular, e não por acaso a cantora e pianista já ganhou dois Prêmio Profissionais da Música, na categoria Jazz Singer, em 2021 e 2023. Em 2021 também foi arranjadora, compositora e participou como cantora e pianista do Projeto Tânia Maria, do baterista Leal Medina. Esse trabalho resgatou a grande obra dessa artista. Alguns dos palcos que receberam esse projeto foram o Sesc Jazz, Santos Jazz Festival, Amazonas Green Jazz Festival e o Lençóis Jazz.
No ano seguinte (2022) Anette @anettecamargo esteve presente no Festival Sesc Jazz, homenageando o percussionista brasileiro Airto Moreira. Em seu outro trabalho Anette Camargo Trio, a cantora se apresentou em palcos reverenciáveis como Blue Note SP, Instrumental Sesc Brasil, Auditório Cláudio Santoro, Casa Museu Ema Klabin, Rede Sesc São Paulo e no referenciado Festival de Inverno de Paranapiacaba.
Em Cirandá, as letras homenageiam grandes nomes da MPB como Tom Jobim, Gilberto Gil, falando da simplicidade do povo brasileiro, suas mazelas, sem esquecer da natureza e a da religiosidade. O setlist de Cirandá traz: Pra Lá de Bagdá, Natural, Surgil Miltons, Do Que Eu Sei de Tom, Cirandá, De Onde Se Avista o Mar, Lá no Picco e Feijoada da Lurdinha. Um trabalho inédito e que vale a pena conhecer. Uma nova safra vem por aí.
Por Sabrina Andrea @sabrandrea
Foto: Edu Martins @edumartinsoficial