A arte negra vai ganhar ainda mais espaço em Porto Alegre neste mês da Consciência Negra. O Ministério Público Federal (MPF) abriu inscrições para a seleção de obras que irão compor a exposição “Novembro Negro – Caminhos para a Equidade”, que acontece de 11 a 30 de novembro, no prédio da Procuradoria Regional da República da 4ª Região (PRR4).
Serão escolhidas 15 obras de artistas visuais negros e negras, que podem participar individualmente ou em coletivos. Cada pessoa pode inscrever quantas produções desejar, mas até três podem ser selecionadas. O objetivo é dar visibilidade à arte produzida pela população negra, revelar novos talentos e estimular o debate sobre racismo, equidade e identidade afrodescendente.
A mostra vai reunir trabalhos de diferentes linguagens — pintura, escultura, fotografia, instalação, gravura ou artes digitais. Os artistas também podem propor obras que abordem temas como os direitos das mulheres negras, a luta contra a violência de gênero e a valorização da ancestralidade.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 5 de outubro, pelo e-mail prr4-naop-pfdc@mpf.mp.br, junto com formulário, fotos das obras, ficha técnica, justificativa conceitual, foto profissional e documento de identificação.
O resultado será divulgado no dia 15 de outubro, no site da PRR4. A entrega das obras acontece de 3 a 6 de novembro, com a montagem nos dias 7 e 10.
Embora não haja pagamento ou ajuda de custo, os selecionados recebem certificado de participação e a chance de ver suas criações ganhando vida em um espaço público e coletivo.