Ativistas articulados contra a fome levam esperança para brasileiros
Escolhido o carioca do ano pela revista Veja Rio em 2020 e integrante da Forbes Under 30, lista que seleciona os brasileiros com menos de 30 anos que se destacam como empreendedores, criadores e game-changers, Rene Silva é criador do jornal Voz das Comunidades e do projeto Prato das Comunidades.
Uma década de Voz das Comunidades
Morador do Morro do Adeus, uma das 13 favelas que formam o Complexo do Alemão, Rene Silva criou em 2005, aos 11 anos de idade, o jornal Voz das Comunidades, três meses depois de participar do Jornal VIP, produzido na escola em que estudava na época. Ao criar um periódico voltado para a comunidade, Silva quismostrar os problemas sociais que existiam no Alemão. A iniciativa deu tão certo que em 2010, com a invasão docomplexo de favelas pelas forças policiais e militares para capturar pessoas envolvidas com o tráfico, o jornal ganhou destaque nas mídias nacionais e internacionais pela cobertura exclusiva das ações e da situação dos moradores dentro do Complexo durante a intervenção militar.
Mobilização pela comunidade
Durante a pandemia, Rene Silva se uniu ao Coletivo Papo Reto e ao Mulheres do Alemão em Ação, formando uma força-tarefa responsável por divulgar aos moradoresinformações sobre métodos de prevenção ao novo Coronavírus, recomendando o uso de máscaras e reforçando a importância do isolamento social. Mas a demanda por alimentos, que já era uma realidade para muitas famílias nas favelas cariosas, e insumos para higienização começou a crescer.
Um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), em parceria com o Instituto Raízes em Movimento, realizada durante o ano de 2019 e o primeiro trimestre de 2020, entrevistou cerca de 2 mil moradores do Complexo do Alemão e mostra que para 83% deles existem pessoas que passam fome na região. Ainda de acordo com a pesquisa, somente 28% dos trabalhadores do Alemão eram assalariados com carteira assinada e 45% trabalhavam como autônomos, em negócios próprios.
Inquieto, o jornalista e ativista não podia deixar de mobilizar uma ação para ajudar a população do Complexo do Alemão, que perdeu emprego e renda quando o isolamento social foi determinado para conter a pandemia da Covid-19. Em maio de 2020, criou o projeto Prato das Comunidades, em parceria com o Instituto Luciano Medeiros, com o objetivo de auxiliar as famílias afetadas com a doação de quentinhas; além disso, o projeto também ajudou a gerar empregos para outros moradores, que conseguiram trabalho como cozinheiros e entregadores.
No final do ano passado, com o fim do auxílio emergencial e a queda no número de doações, as pessoas,que já tinham muito pouco, passaram a precisar ainda mais e os pedidos de ajuda se intensificaram.
Atualmente, além das refeições, a iniciativa também faz a entrega de cestas básicas para as famílias e conta com doações de empresas e da sociedade civil para arrecadação dos alimentos. René Silva continua à frente dos projetos, dando voz às comunidades do Rio de Janeiro e jogando luz sobre os problemas sociais que precisam ser resolvidos com urgência, principalmente durante a pandemia.
Confira os dados para doar ao Prato dasComunidades:
Chave PIX (CNPJ):
21.317.767/0001-19
Para depósito bancário:
Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 0198
CP: 25173-9
Operação: 013
ONG VOZ DAS COMUNIDADES
CNPJ 21.317.767/0001-19
Para continuar lendo faça sua assinatura digital e tenha todo o conteúdo da edição 227. Clique aqui.