Atleta de futevôlei é vítima de racismo: “saiu da senzala ele”

O atleta Jonathan David, de 25 anos, foi vítima de racismo ao entrar para uma competição em uma arena de futevôlei, em Maracaju (MS). O vídeo com a fala racista foi publicado, nesta quarta-feira (17), em uma rede social. Ao ser anunciado para entrar em campo, o atleta escutou a seguinte frase: “Agora eu quero chamar o monstro. Saiu da senzala, é ele, Jonathan”.

O insulto foi proferido durante uma competição de futevôlei profissional, no domingo (14), porém o caso só tomou repercussão após o vídeo com o insulto repercutir nas redes sociais.

“É uma sensação que eu desejo que ninguém passe por isso, eu fiquei tão mal que não queria que ninguém soubesse do que falaram comigo […]. Um amigo estava fazendo uma live na hora, pegou a cena e postou”, comentou o atleta.
Jonathan comenta que depois que o vídeo foi publicado pensou na irmã mais nova. “Depois do vídeo, parece que me afetou mais ainda. Eu tenho uma irmã também que é da minha cor, ela tem 8 anos, e eu pensei ‘imagina se isso fosse com ela'”.

A fala racista foi proferida pelo locutor Vitor Matheus, que conduzia a partida. Segundo a organização do evento, o locutor se ofereceu para conduzir as competições e estava no local para competir também.

O g1 buscou o posicionamento de Vitor sobre o caso. Por telefone, a esposa do locutor atendeu a chamada e disse que o marido foi aconselhado pelo advogado a não se manifestar. Porém, pelas redes sociais, Vitor postou uma nota de esclarecimento. Leia o post na íntegra abaixo:

“Antes de mais nada, quero admitir o meu erro. O que ‘narrei’ durante a apresentação do ATLETA JOHNATAN não condiz com o que penso e o que vou ensinar a meu filho. Todos sabem que eu NARRO os jogos de forma amadora e não profissionalmente. Infelizmente, agi ERRADO; cometi o grave erro de falar o que falei com a conotação racista. Gostaria de me desculpar com todos, principalmente com o ATLETA E SUA FAMILIA, sem exceção, mas sobretudo com a comunidade afrodescendente. De coração aberto, estou disposto a fazer desse erro um aprendizado honesto e integral. Também quero me desculpar com o CT P67 de Maracaju MS que é uma instituição que desde sempre prega e luta pela igualdade, com meus companheiros de equipe e minha família”.

Jonathan realizou boletim de ocorrência, nesta terça, e deve caminhar com um processo judicial contra Vitor. O atleta natural do Alagoas é campeão sul-americano de futevôlei. Jonathan venceu o campeonato no dia em que foi insultado.

Fonte: G1

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?