Atriz de ‘Malhação’ é vítima de racismo e intolerância religiosa
Dani Ornellas prestou queixa em uma delegacia do Rio de Janeiro
A atriz e ativista do movimento negro Dani Ornellas, de 39 anos, ficou chocada ao se ver como alvo justamente do que mais costuma combater: a intolerância. E praticamente dentro de sua própria casa. Nesta terça-feira (17), ela foi vítima de injúria racial e intolerância religiosa, ao ser ofendida por uma vizinha de prédio, quando ouvia música de matriz africana. O caso foi registrado na 7ª DP (Santa Teresa).
Segundo o advogado Ricardo Brajterman, esta não foi a primeira vez que a atriz foi agredida e ofendida. Tanto que ele orientou Dani a gravar as ofensas feitas pela vizinha de prédio em Santa Teresa, no Centro do Rio. Nas imagens a mulher aparece gritando que “não queria ouvir música de preto, de macumbeiro”.
“Essa vizinha já tinha agredido a Dani, que mora neste prédio há dez anos, outras vezes. E a Dani ficava preocupada por causa do filho. Como injúria racial é um crime difícil de comprovar, orientei que ela gravasse as ofensas quando elas voltassem a acontecer. Foi o que aconteceu na tarde de terça-feira”, contou o advogado.
Brajterman, que é amigo pessoal da atriz, disse que o caso ocorreu por volta das 14h e que Dani ouvia música em seu apartamento e que o volume não estava alto.
“Ela ficou muito abalada, triste mesmo. Até porque ela tem um trabalho de valorização e respeito ao movimento negro. Ela vive combatendo a intolerância e o racismo. E foi vítima justamente daquilo que ela tanto busca combater, que é a falta de respeito”, disse o advogado.
A assessoria da Polícia Civil informou que as investigações estão em andamento na 7ªDP, aguardando presença da autora para prestar esclarecimentos.