Autor de ataques racistas contra Douglas Silva é exposto por hacker

Texto: Diego Amorim e Isabela Aleixo/Jornal extra

Blog com postagens racistas contra o ator e outros participantes do BBB22 foi hackeado e teve identidade do autor revelada

O blog que publicou, nesta semana, postagens com conteúdo racista sobre o ator Douglas Silva, que está participando do Big Brother Brasil 22, da TV Globo, foi hackeado pelo grupo Anonymous nesta quarta-feira. Com a invasão, não é mais possivel acompanhar as publicações feitas pelo autor. Os invasores expuseram a identificação do suspeito e fizeram ameaças contra ele: “Seu fim está próximo. Tomara que te joguem numa cela só de negros quando você for preso”, diz o texto. O advogado Ricardo Brajterman, que defende Douglas, diz que a polícia identificou o suspeito, que seria morador do Rio Grande do Sul.

— O trabalho de inteligência da Polícia Civil apurou que ele faz parte de uma célula neonazista supremacista branca que é investigada em vários inquéritos no Rio Grande do Sul, em Novo Hamburgo. Ele se apresenta como alguém pronto para atacar minorias fortemente armado. É uma pessoa que merece todo o rigor da lei, extremamente perigosa, que não sabemos onde pode ir — afirmou o advogado.

Ainda segundo Brajterman, a polícia do Rio Grande do Sul deve ouvir o suspeito em breve. Além disso, será expedido um ofício para o WordPress solicitando que o blog revele todos os dados do criador da página criminosa. O advogado também comentou sobre a surpresa ao descobrir a autoria do crime. Segundo ele, um perfil bem incomum.

— Imaginávamos, como geralmente acontece, quase sempre, que por trás desse blog estaria algum jovem irresponsável e inconsequente. Esse costuma ser o perfil. Mas não. Encontramos um sujeito com diversos outros casos semelhantes a esse. Alguém que se identifica como supremacista branco. Foi surpreendente — avalia o advogado.

Em nota, a Polícia Civil informa que as investigações estão em andamento. “A delegacia especializada expediu carta precatória para que o suposto autor dos crimes de preconceito e de injúria racial seja ouvido no Rio Grande do Sul, uma vez que não reside no Rio”, diz.

De acordo com o grupo hacker, o homem nasceu em 1995 e é um “velho conhecido da polícia por utilizar a internet para a disseminação de conteudo racista e neonazista”. O grupo aponta ainda que, em 2021, o suspeito teria feito ataques contra um ativista LGBTQUIAP+ e alegado roubo do seu celular para justificar o crime. No grupo neonazista o qual faz parte, o homem é conhecido como “Overdose”.

A família de Douglas tomou conhecimento do site por denúncias de fãs do ator nas redes sociais e foi à Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi). Na tarde desta quarta-feira, antes do ataque hacker, o homem chegou a fazer uma publicação direcionada à esposa do ator com ameaças. “Eu gozo impunidade e não vou parar”, escreveu. No texto, diz que está se planejamento para “algo maior, que vai chocar o país”, faz ameaças e conta estar preparando um arsenal.

— Ele usa texto ameaçador que configura prática de terrorismo — diz Brajterman, que também esteve na Decradi para denunciar o blog.

O site só publicava sobre o BBB e especialmente sobre participantes negros com textos racistas, sem assinatura e com menções a figuras nazistas. Além de Douglas Silva, o blog também postou conteúdo racista contra os participantes Natália Deodato e Luciano Estevan. Há também publicações transfóbicas sobre a cantora Linn da Quebrada e com incitações à violência contra a participante do reality Jade Picon.

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?