Bárbara Reis: sem esteriótipos
por FLAVIA CIRINO
Criada no Méier, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, Bárbara Reis trabalhava como tosadora na pet shop da família e fazia bicos como modelo até ser chamada para integrar o elenco de apoio da minissérie Dois Irmãos.
Bárbara Reis já interpretou a mãe de uma atriz com apenas três anos a menos. Em Éramos Seis, novela exibida na Globo na faixa das 18h, ela dá vida a Shirley, mulher que carrega duras lições de vida desde a juventude, quando engravidou do filho da patroa de sua mãe, João Aranha (Caco Ciocler). Ela ainda era adolescente e foi expulsa da casa dele por ser negra e pobre. Shirley refaz sua vida ao lado de Afonso (Cássio Gabus Mendes), em São Paulo, mas nunca esquece o que viveu. Por isso, mantém a filha sob uma criação rígida, tentando mantê-la o máximo que pode afastada de meninos de sua idade.
“Por conta da classe social dela e da questão racial, a mãe dele inventa uma mentira aos dois e faz com que ela e João se separem. Shirley acredita que foi abandonada por ele, e ele pensa que ela fugiu. Ela tinha entre 14, 15 anos e cou sozinha, desamparada. O drama provocou nela uma rigidez. Ela não acredita no amor nem nos homens e desconta na filha, pois tem medo de ela passar o mesmo que passou”, contou.
Sem maquiagem ou efeito especial para transformá-la em uma mulher mais velha, Bárbara deixou seu talento para orar unicamente através da interpretação. A atriz atuou junto ao elenco de “Éramos Seis” depois de ter feito a série IMPUROS. Ainda gravou Jesus, trama exibida na rede Record. Bárbara nunca havia atuado em uma novela contemporânea.
“Vou atrás sempre de trabalho, de onde tenho espaço para brilhar. O que tem mudado para mim é só o ano. Cada década tem a sua história e fico feliz de apresentá-las ao público.”
Criada no Méier, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, Bárbara Reis trabalhava como tosadora na pet shop da família e fazia bicos como modelo até ser chamada para integrar o elenco de apoio da minissérie Dois Irmãos. Logo em seguida, foi convidada para atuar na primeira fase de Velho Chico (2016).
Para integrar o núcleo principal da série “Os Dias Eram Assim” (2017) Bárbara emagreceu 13 quilos, além de representar uma frágil estudante no período da ditadura militar. “Estou feliz por não ter ficado presa aos estereótipos da cor da pele. Eu poderia estar dando vida a mais uma doméstica, mas não estou”, destaca.