Biografia de Glória Maria para crianças e jovens é lançada

Pouco mais de um ano da morte da comunicadora que revolucionou o jornalismo brasileiro, a biografia é publicada para informar crianças e jovens sobre a jornada de Glória Maria

Glória Maria Matta da Silva (1949-2023), em mais de 50 anos de profissão, redesenhou a prática do jornalismo televisivo brasileiro. Além de ser a primeira repórter a fazer uma entrada ao vivo em cores no Jornal Nacional, também incluiu no jornalismo a participação dos repórteres na notícia. Ela, além de informar, quando possível, vivenciava a notícia. 

Para registrar essas e outras histórias, uma publicação direcionada para crianças e jovens será lançada no próximo dia 20 de fevereiro. O objetivo do livro, escrito por Duílio Fabbri Júnior e ilustrado por Manoela Costa, é manter a memória de Glória Maria viva para as novas gerações.

Publicado pela Editora Mostarda e com linguagem direta, a obra apresenta ao leitor uma linha do tempo da vida e da carreira da jornalista; com uma seção à parte que destaca um filme do qual a jornalista fez parte; há menções a entrevistas marcantes feitas pela profissional, assim como a homenagem de Pedro Bial no “Conversa com Bial em casa” (2020). Além disso, o livro retrata a vida pessoal da jornalista e sua luta contra o racismo.

Segundo a editora, Glória Maria – Glória Maria Matta da Silva é o mais novo lançamento da Coleção Black Power: são 30 biografias de personalidades negras, exemplo para as novas gerações. A ideia principal é disseminar as inúmeras possibilidades de representatividade negra desde a infância.

Serviço

Lançamento do livro “Glória Maria – Glória Maria Matta da Silva”,

de Duílio Fabbri Júnior, com ilustração de Manoela Costa

Dia 20/02 às 19h

Local: Livraria Leitura do Shopping Dom Pedro – Campinas – SP

Endereço: Av. Guilherme Campos, 500 – Jardim Santa Genebra, Campinas – SP

Leia a última entrevista de Glória Maria para a revista Raça

Comentários

Comentários

About Author /

Jornalista com experiência em gestão, relações públicas e promoção da equidade de gênero e raça. Trabalhou na imprensa, governo, sociedade civil, iniciativa privada e organismos internacionais. Está a frente do canal "Negra Percepção" no YouTube e é autora do livro 'Negra percepção: sobre mim e nós na pandemia'.

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?