Bolsonaro quer Hélio Negão no TCU

Ana Arraes completará 75 anos em 2022 e precisará se aposentar do TCU em julho do próximo ano.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deve iniciar uma articulação junto à câmara dos deputados para que seu amigo e aliado Hélio Lopes (PSL-RJ), mais conhecido como Hélio Negão, seja indicado à vaga à casa do Tribunal de Contas da União (TCU). Em Julho do ano que vem, a ministra Ana Arraes, completará 75 anos e precisará se aposentar, os deputados terão que escolher quem será o indicado da Câmara para substituí-la.

O deputado Hélio Lopes (PSL-RJ), chegou a usar o “codinome” de Hélio Bolsonaro durante a campanha eleitoral de 2018, é amigo de longa data do presidente. 

O subtenente do Exército, hoje na reserva, é amigo de Bolsonaro há pelo menos uma década. Antes de se eleger deputado com votação recorde, Hélio acumulou derrotas em pleitos anteriores: não se elegeu vereador em 2004, por Queimados (RJ), sua cidade natal, e em 2016, por Nova Iguaçu (RJ), quando obteve apenas 480 votos. Em 2014, teve sua candidatura para a Câmara dos Deputados indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo acórdão do TSE, o indeferimento da candidatura teria se dado pelo fato do então candidato não ter apresentado fotografia nos moldes exigidos pelo tribunal.

Na atual legislatura na Câmara, é titular nas Comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e do Esporte. É autor de 61 propostas legislativas, das mais variadas áreas: uma delas propõe que pessoas em prisão domiciliar arquem com os custos da aquisição e da manutenção da tornozeleira eletrônica; outra busca tornar obrigatória a existência de detector de metais em cada escola pública do País. O deputado também já propôs instituir a Semana do Direito, Ética e Cidadania na escola. Outro projeto de lei apresentado por Hélio Lopes dispõe sobre o exercício da atividade de mergulhador profissional. Até o momento, no entanto, nenhuma de suas propostas foi aprovada.

O deputado é bastante ativo nas redes sociais. Sua conta no Instagram possui quase 800 mil seguidores, que acompanham as inúmeras fotos e vídeos que Hélio posta ao lado de Bolsonaro, sempre promovendo sua amizade com o “Cavalão”, como o presidente é chamado por seus amigos mais íntimos, um apelido dos tempos de paraquedista do Exército.

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?