Brasileiros na Ucrânia seguem sem saber se serão resgatados
Desde ontem, temos visto na imprensa relatos de brasileiros que tentam sair da Ucrânia. Eles pedem ajuda ao Itamaraty, em Brasília, e à embaixada do Brasil no país para que consigam sair em segurança.
No vídeo, mais um apelo de jogadores que estão na Ucrânia e esperam que as autoridades brasileiras façam uma operação de retirada de seus cidadãos, assim como outros países já fizeram. Renan Oliveira, Diego Carioca e sua esposa Mayara Faria compartilharam o vídeo em suas redes pedindo ajuda.
Em live, o presidente Jair Bolsonaro declarou que a embaixada do Brasil na Ucrânia está aberta para ajudar os brasileiros, mas não disse como e não apresentou qualquer estratégia sobre como uma possível operação de retirada seria realizada.
Já a embaixada dava outra orientação, dizendo que não havia como tirar os brasileiros do país em segurança e pedindo para que aqueles que estavam em Kiev ficassem dento de casa. Um grupo foi criado pela embaixada brasileira no Telegram e a orientação é de que as pessoas não compareçam na embaixada: “Pede-se aos brasileiros que não se dirijam para a embaixada. Orientações serão transmitidas ao longo do dia”.
O Itamaraty ainda está cadastrando os brasileiros que desejam sair da Ucrânia e já orientou àqueles que estão no leste do país a cruzarem a fronteira. No mais, não existe data definida e pelo jeito, nem planejamento, para que o Brasil resgate seus cidadãos.
Infelizmente, o que os brasileiros têm até agora é incerteza e medo.