Ação ocorrerá antes de Vasco x Palmeiras e integra a nova política nacional de combate ao racismo no futebol
Neste domingo (4), a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), lança a campanha Cartão Vermelho para o Racismo, no Estádio Nacional Mané Garrincha – Arena BRB, em Brasília. A iniciativa ocorre minutos antes da partida entre Vasco e Palmeiras, válida pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro, e marca o início de uma política nacional de combate à discriminação racial nos estádios.
Com o slogan “Não é só falta grave, é cartão vermelho para o racismo”, a ação conta com um gesto simbólico: jogadores dos dois times entrarão em campo segurando uma faixa com a mensagem da campanha, enquanto torcedores, atletas e autoridades levantarão simultaneamente cartões vermelhos, distribuídos na entrada do estádio, em repúdio a atos racistas.
A campanha também celebra a implementação da Lei Vinícius Júnior, recentemente sancionada, que estabelece diretrizes inéditas para prevenir e combater o racismo no esporte. A Sejus-DF é responsável por regulamentar a norma e, com o apoio da CBF, pretende estender o modelo para todo o país.
O evento ocorreu 15min antes de jogo, às 15h45, com público estimado de 50 mil pessoas no estádio Mané Garrincha.