Criada pelo ge, campanha quer estimular denúncia de casos de discriminação no ambiente online
Diante do aumento no número de casos de discriminação racial no universo gamer, o ge lançou uma campanha com três filmes com o objetivo de conscientizar os usuários sobre a importância em realizar denúncias contra esse tipo de crime. A ideia é contribuir para promoção de diversidade no universo de esports.
De acordo com o portal, os relatos de cyber-atletas tem se acumulado e provocado a quebra de contratos com jogadores que fazem ofensas racistas durante as partidas virtuais. O jornalista Marcos Luca Valentim, um dos fundadores do podcast Ubuntu Esporte Clube, explica que as pessoas que fazem os ataques se econdem por trás de avatares: “Vemos recorrentemente casos de racismo vindo de jogadores que se escondem atrás de um avatar. É fundamental deixar explícito que ambientes virtuais não são locais em que tudo é permitido. Manter uma conduta antirracista é, antes de tudo, entender como o racismo opera na nossa sociedade. O esporte é uma excelente ferramenta de combate, pois ele chega a todo mundo. Como o ambiente de esports tem muitos jovens, temos a oportunidade de plantar a semente da consciência ainda cedo”, destaca.
No primeiro filme lançado pela ge, o público é levado para dentro do cenário gamer, simbolizando os ataques sofridos na rede por pessoas que usam o perfil virtual para esconder a verdadeira identidade na hora cometer os crimes. Além disso, as peças lançadas pelo GE também incluem relatos de jogadores negros, que contam sobre os ataques sofridos online.