CAPOELANDO: é vez e voz delas

Por: Leia Abadia

A MENTE É TOMADA PELO SOM DO BERIMBAU, QUE ECOA E FAZ A PELE ARREPIAR. O SOM DA PALMA NA MÃO VAI SE JUNTANDO E AQUECE O MEU CORAÇÃO. ESSA É A CAPOEIRA E LEMBRE SE: HOJE É DIA DE RODA.

DIREÇÃO ARTE: CAROL ROSA/ SUELEN LIMA
PRODUÇÃO: PRETA BRASILEIRA
PRODUTORA: KONG PRODUTORA E A.LIVEPRODUTORA

Corre para adiantar o jantar, porque hoje é dia de Roda.

Corre pra dar banho na criançada, e ficar tudo no jeito, porque hoje é dia de roda. Passa correndo em direção à saída do trabalho, hoje não dá pra car de papo, porque hoje é dia de roda.

É assim que acontece, duas vezes na semana para um grupo de mulheres maravilhosas, que conseguem parar as ações do cotidiano, para jogar capoeira.

Elas chegam uma a uma, de idades variadas, negras, mestiças e brancas. Algumas com criança de colo. A porta se abre e o sol do  m da tarde atinge o tatame. É possível escutar gargalhadas, conversas, desabafos, brincadeiras. A felicidade da família em estar reunida, com o propósito de se fortalecerem, entregando-se de corpo e alma, deixando a capoeira cumprir seu papel de ensinar resistência e salvar vidas.

Projeto

O projeto CapoELAndo, é um, entre muitos outros que ensinam capoeira na Zona Leste de São Paulo. Chama a atenção o fato de ser um grupo destinado às mulheres, seja qual for o perfil. Lá estão aquelas que já praticam atividade física assim como a dona de casa que não tem intimidade com exercícios e que se aproxima de um quadro de sedentarismo.

Marcada pela desigualdade de gênero, a capoeira é bastante em relação às Mestre mulheres. A professora Rose aconselha a resistir, não se intimidar, treinar muito para que as oportunidades surjam.

Ela conheceu a capoeira ainda na infância e conseguiu vencer qualquer ato machista. Passou por cima de tudo e, com mais de 30 anos de experiência, repassa sua arte no Projeto CapELAndo, onde a Mestre “Pulguinha” hipnotiza com seus saltos, a idealizadora do projeto. Já Medusa, faz as ações burocráticas. No projeto CapoElando, a mulher periférica – muitas vezes negligenciada pela estrutura social – torna-se a estrela.

Com valor imensurável na história da população negra, a capoeira tem cor, envolve a ancestralidade negra, e, como tal, também seduz o coração das mulheres que lutam por espaços na vida e na sociedade.

DIREÇÃO ARTE: CAROL ROSA/ SUELEN LIMA
PRODUÇÃO: PRETA BRASILEIRA
PRODUTORA: KONG PRODUTORA E A.LIVEPRODUTORA

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?