A qual de nós nunca foi feita esta clássica pergunta quando éramos crianças:

            “O que você quer ser quando crescer? ”

Respondíamos de acordo com a nossa realidade, ou seja, aquela profissão que achávamos mais bonita, pois não tínhamos a noção do dia a dia do trabalho e nem referência de valores de salários. Alguns queriam ser bombeiros para salvar vidas, outros trabalhar na mesma empresa que seu pai, algumas meninas desejavam ser bailarinas, os que gostavam de animais desejavam ser veterinários, e assim por diante, sem falar nos milhares de garotos que desejaram ser jogador de futebol, entre outras tantas profissões.

Quando crescemos, percebemos que muitos dos nossos sonhos não fazem parte da nossa realidade atual. Porém tudo isto dependerá das oportunidades que soubermos criar  no decorrer de nossas vidas e o quanto dermos valor a elas. Aliás, valor é uma coisa que está em falta na nossa sociedade nos dias de hoje.

A situação sócio econômica financeira da população brasileira provoca desigualdades visíveis, sendo assim as oportunidades também são diferentes. As famílias com melhores condições financeiras podem proporcionar a seus filhos a oportunidade de estudar em ótimas escolas e que se bem aproveitados por estes jovens lhes trarão um futuro brilhante.

Mas, também existe a realidade daqueles que são menos favorecidos e que não tiveram a oportunidade de estudar nas melhores escolas, mas que com empenho, coragem e espírito vencedor conseguiram transpor os obstáculos obtendo grandes oportunidades profissionais.

Assim, para passarmos a ter pensamento vencedor, devemos deixar de lado estes pensamentos:

  • Como vou fazer estes cursos se meu dinheiro é contado?
  • Já estou velho para estudar, do jeito que está, está bom!
  • Não sou bom profissional o suficiente para este cargo.
  • Só consegue grandes oportunidades quem tem QI (Quem Indicou).
  • É muito difícil! Não vou conseguir!
  • E a pior de todas: isto não é para mim!!!

Não devemos pensar assim, pois com este tipo de pensamento estaremos indo mais longe do caminho que nos conduzirá para as conquistas de novas oportunidades e de ter um futuro melhor!

Agora, pare um pouco e pense quantas coisas você já conseguiu realizar à partir do momento que começou a acreditar que seria capaz?

Este acreditar que podemos, que somos capazes chamo inicialmente de sonho, que é o momento de nossas vidas que tudo se inicia rumo as nossas conquistas. Todos nós, sem exceção, podemos obter grandes conquistas, porém temos de aprender que o nosso esforço para alcançar o que almejamos dependerá do tamanho dos nossos sonhos.

Grandes feitos nos assustam, por não aprendermos a sonhar grande. Achamos que não somos merecedores de tal feitos. Lembre-se de que quando você não faz algo que deseja, outra pessoa fará no seu lugar.

Então o que está esperando! Comece agora uma mudança de vida para melhor. Algo que sempre esperou e então não teve coragem. Acompanhe os artigos semanais e obtenha dicas práticas e eficazes que ao colocar em prática lhe proporcionará aprendizados, prosperidade e sucesso em sua vida pessoal e profissional.

Conforme costumo dizes “A vida é feita de escolhas, então escolha ser o melhor que puder!”

 

Grande abraço e sucesso!

Amarildo Nogueira

Mestre em Gestão de Negócios pela Universidade Católica de Santos, MBA em Logística Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Business and Management International Professional pela University of California (Irvine-EUA). É Consultor empresarial e autor do livro Logística Empresarial: uma visão local com pensamento globalizado. Ministra Palestras e Treinamentos em todo Brasil, onde já desenvolveu e capacitou mais de 60.000 pessoas.

 

Comentários

Comentários