Casal é retirado de avião após ser acusado de racismo por passageiros negros
Vídeos que circulam em redes sociais mostram um casal branco sendo expulso de um avião da Flaysafair que se preparava para voar de Joanesburgo para Porto Elizabeth, na África do Sul, após ser acusado de xingar passageiros negros. O homem e sua acompanhante negaram as acusações, mas mesmo assim tiveram que deixar a aeronave.
As imagens mostram um membro o piloto em pé no corredor do avião ouvindo queixas de um passageiro negro: “Ele chamou esse senhor (e aponta para um homem negro) de b*****. Quando dissemos que isso era inaceitável, ele se voltou para mim e disse: ‘Vocês são todos iguais’. O que isso significa?”.
A mulher que acompanhava esse passageiro, em seguida, diz para o tripulante: “Senhor, você é legalmente obrigado a nos manter seguros. Eu não me sinto segura voando com esse tipo de agressão”
O casal acusado das ofensas tenta se defender. A mulher negra, então, se volta para eles: “Senhor, você o ameaçou. Você disse: ‘É melhor tomar cuidado. Eu vou te dar um soco'”. Ela é apoiada por outros passageiros.
Em seguida, o piloto pede para o casal apontado como racista sair do avião. Eles concordam, mas o homem diz ao tripulantes: “Vamos sair do caminho, muito obrigado. Vamos descer do avião. Mas eu quero seu nome, eu quero o nome dele e quero o seu nome”, diz, apontando para as pessoas.
A mulher negra rebate: “Do mesmo modo que nós queremos os seus nomes”. O casal branco retira seus pertences do avião e, enquanto eles deixam o avião, os demais passageiros aplaudem.
No Twitter, a usuária Jacqueline Rainers replicou um dos vídeos e disse que o casal que fez queixas das ofensas à tripulação são sua cunhada e o marido: “São de minha cunhada Nthabi Sibanda e do marido dela as vozes que vocês ouvem. Eeles foram alvos de abusos raciais em um voo quando seguiam para o funeral da minha mãe”.
O porta-voz da FlySafair, Kirby Gordon, confirmou o incidente, ocorrido na tarde do último dia 7, no Aerporto Internacional de Tambo, em Joanesburgo, e elogiou o piloto, dizendo que ele estava seguindo os procedimentos da Segurança da Aviação Civil. “Estamos aguardando abordagem das autoridades para fornecer todas as informações necessárias que seriam necessários para resolver este caso”, disse ele, em aspa reproduzida pelo “The Sun”.