Revista Raça Brasil

Compartilhe

Casas de Cultura em SP celebram Mês da Mulher Negra com programações gratuitas

As Casas de Cultura da capital paulista apresentam uma programação especial em julho, mesclando celebrações do Mês da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, festas juninas, atividades para a terceira idade e eventos formativos. Destaque para o show do influenciador Kenji Neves, conhecido por seu personagem “Tia da Merenda”, que apresenta a peça “Manual de uma Mãe à Beira do Caos” na Casa de Cultura Parelheiros no sábado (19), às 18h. Com mais de 2 milhões de seguidores, Neves promete uma comédia repleta de identificação sobre os desafios da maternidade.

A celebração da mulher negra ganha força com o projeto literário “Contos do Baú Esquecido”, de Doni Araújo, na Casa de Cultura Campo Limpo (19/07, 14h), resgatando histórias de mulheres negras latinas através da oralidade ancestral. No domingo (20), o Centro Cultural Freguesia do Ó recebe o grupo A Conexión Latina, que promove empoderamento feminino na dança de salão, tradicionalmente dominada por homens. A atividade reforça a importância da data internacional (25/07), que homenageia a luta e resistência dessas mulheres.

Para artistas independentes, a Casa de Cultura Itaim Paulista oferece na sexta (18) a palestra “Como me profissionalizar enquanto artista?”, com André França do Coletivo Cenário Urbano. O encontro ensina a preencher cadastros culturais como o “Porta de Entrada para Artistas”, facilitando acesso a editais e oportunidades. Já o público da terceira idade pode curtir o “Sertanejo Mix: Jovens e Eternos” no sábado (19), na Casa Manoel Mendonça, com modas de viola e hits atuais em um baile que celebra longevidade com alegria.

As festas julinas agitam o final de semana: na Casa de Cultura Brasilândia, o DJ Ralf Show comanda o arraial no sábado (19), enquanto no domingo (20) o pagodeiro Ademir Fogaça leva clássicos do samba para a festa na mesma unidade. Outros destaques musicais incluem o forró eletrizante do Trio Golada (20/07, Casa Raul Seixas) e o rock contestador da banda ABIOSE (20/07, Freguesia do Ó), que completa 23 anos de carreira com críticas sociais afiadas.

A programação ainda abrange saraus como o Baobá (19/07, Santo Amaro), que une literatura negra e slam, e atividades formativas como a palestra da ex-secretária gaúcha Aline Martini (20/07, CEU São Mateus), que discute o papel da cultura na reconstrução pós-enchentes no RS. Todas as atividades são gratuitas, sem necessidade de retirada de ingressos.

Com linguagens que vão do teatro à dança, passando por debates e festivais, as Casas de Cultura reforçam seu papel como polos de diversidade e acesso democrático à arte. A programação completa pode ser consultada no site da Secretaria Municipal de Cultura.

Publicidade

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?