Chapa Preta vence eleição para presidir Clube de Criação
Com 130 votos válidos, Chapa Preta será o primeiro grupo formado exclusivamente por pessoas negras a dirigir a instituição
A Chapa Preta venceu ontem (25) as eleições da diretoria do Clube de Criação, instituição criada em 1975 por publicitários com intuito de valorizar e preservar a criatividade brasileira. A votação foi realizada pela internet e agora, Joana Mendes, fundadora da YGB, assume como presidente pelos próximos dois anos.
Essa é a primeira vez na história que o Clube de Criação terá uma delegação 100% negra à frente da diretoria da entidade. A chapa conquistou a vitória com 130 votos contra 63 da Chapa 2, defendendo a diversidade no mercado publicitário: “se reflete em toda a chapa, principalmente por ser composta integralmente por pretas e pretos atuantes no mercado nacional, e também por ter duas mulheres na presidência (…). Duas mulheres pretas e LGBTQIAP+”, dizia um texto publicado na plataforma de campanha da campeã.
Em declaração oficial depois da vitória, os integrantes soltaram uma nota agradecendo o o apoio e destacando o momento histórico que a eleição da Chapa Preta representa para o mercado publicitário brasileiro. “Não temos palavras para expressar quão felizes estamos em fazer esse movimento histórico no mercado publicitário nacional. Somos muito gratos a quem esteve conosco ao longo desse processo de campanha, seja apoiando publicamente e, principalmente, votando em nossa chapa. Queremos que esse seja o primeiro passo de uma jornada incrível para todas e todos, como sempre foi o nosso objetivo. Estamos reescrevendo a história juntos”.
Veja como será a composição da nova diretoria, formada toda por pessoas negras:
Presidente
Joana Mendes
Vice-presidente
Gabriela Moura
Diretoria, por ordem alfabética
Alan de Sá
Epaminondas Paulino
Erick Willmer
Heitor Caetano
Israel Bastos
Jessyca Silva
Marcelo Augusto
Mariana Mendes
Pedro Balle
Renan Damascena
Robson Rodriguez
Thamara Pinheiro