Cidade mais preta do Brasil ganha sua primeira faculdade inteiramente preta
Faculdade Steve Biko oferecerá educação superior pautada no antirracismo, inclusão e diversidade
A luta para a entrada de mais pessoas negras nas universidades é longa. A conquista das cotas raciais foi um marco na trajetória da luta negra em favor da inclusão racial na educação e, mais do que isso, grupos de pessoas negras tem se organizado para ajudar outras pessoas a ingressar no ensino superior.
Inspirada nos ideais de Steve Biko, ativista que lutou contra o Apartheid na África do Sul durante os anos de 1960, o Instituto Beneficente Cultural Steve Biko foi criado em 1992 e, entre outras atividades, oferece curso pré-vestibular para estudantes negros.
Agora, a instituição se prepara para dar um passo ainda maior na luta por uma educação antirracista com o lançamento da Faculdade Steve Biko, que oferecerá uma educação superior totalmente pautada no antirracismo, na inclusão e na diversidade.
Esse é um trabalho pioneiro para o ensino superior da Bahia. A instituição está em fase de estruturação e terá sede em Salvador e poderemos ver a cidade mais preta do Brasil ganhar sua primeira faculdade inteiramente preta.